3ª turma de Educadores Ambientais de Suzano começa neste sábado
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano inicia no sábado (18/12), das 13h30 às 17h, na Escola Estadual Professora Alice Romanos, no Jardim Cacique, a terceira turma do Programa de Formação de Educadores Ambientais Populares de Suzano. O curso é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Ciência, Cultura e Educação, da Unesco, e patrocínio da Suzano Papel e Celulose. O objetivo do curso é envolver a população na construção de alternativas para a melhoria da qualidade de vida e proteção ambiental.
Na noite de segunda-feira (13/12), foi realizada a primeira aula da segunda turma, no Parque Residencial Nova América, onde 35 pessoas se inscreveram. A aula foi na Emef Engenheiro Isaias Martinelli Gama. “Este é um curso muito democrático, com pessoas com diferentes formações. E mesmo quem já tem formação na área ambiental pode participar para aprimorar seus conhecimentos. Para nós, é extremamente rico uma pessoa do bairro estar aqui conosco”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira.
“O grupo está estimulado, motivado a participar e contribuir com as ações práticas. As pessoas têm o desejo de ajudar o meio ambiente, mas não sabem como, nem o que fazer para melhorar. O curso tem este objetivo: orientá-los e mostrar na prática o que é possível fazer”, explica a diretora municipal de Saneamento e Gestão Ambiental, Maria Henriqueta Andrade Raymundo.
A iniciativa de formar educadores ambientais populares começou em junho, com lideranças do distrito de Palmeiras. Com o programa, a Prefeitura também pretende fortalecer a população para a sua atuação crítica e criativa nas ações socioambientais; construir espaços de reflexão e atuação cidadã individual e coletiva na busca de alternativas para a proteção, conservação e recuperação da qualidade socioambiental, entre outras ações.
O curso no Parque Residencial Nova América também tem o patrocínio da Sabesp, Fundação Orsa e Magic City.
Plantio
Antes da aula, alunos da Emef Engenheiro Isaias Martinelli Gama plantaram 20 mudas de ipê, nas proximidades da escola. “Este plantio é o início de um projeto de arborização urbana que desenvolveremos no bairro, a pedido da comunidade”, disse Michele.
Fonte: O Mogiano
If you liked that post, then try these...
- Matrículas para ensino médio técnico em Suzano seguem até 3 de agosto
- Suzano abre inscrições para o Projeto Qualidade de Vida
- Profissionais discutem educação inclusiva em Suznao
- Suzano: Saspe abre inscrições para dois cursos de informática
- Prefeitura de Suzano abre inscrições para Programa Educadores Ambientais Populares