7ª Mostra de Referências Teatrais começa em 14 de outubro em Suzano
segunda-feira, 10 de outubro de 2011De 14 a 30 de outubro, a cidade Suzano será palco para 14 espetáculos teatrais, duas apresentações musicais, um show circense e um bate-papo voltado para grupos de teatro. Consolidada como um evento de destaque nas artes cênicas do Estado e do País, a Mostra de Referências Teatrais chega à sua sétima edição. Neste ano, a atividade é promovida pela Prefeitura de Suzano e a Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, com patrocínio da Petrobras.
Como nos anos anteriores, o público poderá conferir gratuitamente espetáculos legitimados e ver a atuação de artistas consagrados. O Galpão das Artes será o local que receberá a maior parte das encenações, mas também haverá teatro de rua nas praças João Pessoa e Cidade das Flores (confira programação nesta página).
O secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, destaca que a programação da Mostra é diversificada, com vários gêneros teatrais, e privilegia a apresentação de companhias alternativas. “Não trazemos para o evento espetáculos comerciais, pois nosso objetivo é apresentar em Suzano trabalhos de pesquisa”, disse. “Sempre trazemos artistas de fora da cidade, justamente para dar oportunidade desta integração com os nossos artistas”, completou.
O coordenador de Artes Cênicas da Prefeitura e curador da 7ª Mostra de Referências, Cleiton Pereira, afirma que o evento é uma oportunidade de formação aos atores suzanenses, assim como para o público. “A realização da mostra desde 2005 no município mudou muito a cara do teatro de Suzano, justamente porque ela é um circuito em rede, que consegue criar uma articulação”, explicou.
Entre os destaques da 7ª Mostra de Referências Teatrais estão o espetáculo musical “Concerto Cabaret”, cantado em alemão, com arranjos originais de Kurt Weil (dos célebres espetáculos de Bertold Brecht); “Horácio”, com o ator Celso Frateschi, que ganhou o Prêmio Shell de melhor atuação; e “Entrevista com Stela do Patrocínio”, com as atrizes Georgette Fadel e Suzana Amaral.
A 7ª Mostra de Referências Teatrais também fará o público suzanense matar as saudades de companhias muito reconhecidas que já se apresentaram em outras edições do evento, como é o caso do Folias D’Arte e da Cia. Fraternal de Artes e Malas Artes.
Como o próprio nome do evento já diz, a mostra tem o objetivo de trazer a Suzano o teatro que é referência no País, tanto para a formação de público como para a troca de experiências com artistas locais. Como todos os espetáculos são gratuitos, também é uma forma de democratizar o acesso à cultura e à arte no município.
O investimento na 7ª Mostra de Referências Teatrais é de cerca de R$ 150 mil, sendo R$ 80 mil da Petrobras, que patrocina o evento pelo quarto ano. A expectativa é de uma participação de aproximadamente 10 mil espectadores.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Restaurante Popular de Suzano serve 257 mil refeições em 2010
- Escolas estaduais de Suzano voltam às aulas hoje
- Jundiaí: Portugal Freixo terá mão única entre a Barão de Jaceguai e a Armando Salles
- Ladrão é preso depois de perseguição em Suzano
- Após morte de 19 bebês, UTI neonatal da Santa Casa de Suzano é interditada