Polícia tira grande quantidade de pilhas de terreno em Suzano
sexta-feira, 19 de abril de 2013A Polícia Ambiental de Mogi das Cruzes estima ter apreendido cerca de 2 toneladas de pilhas que estavam enterradas em uma área na zona rural de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, nesta quinta-feira (18). O material químico, que ainda vai ser pesado, foi encaminhado a uma empresa na cidade de Suzano especializada em destruição deste tipo de produtos.
De acordo com o delegado da Polícia Ambiental, Plínio Tadeu de Andrade Jubran, a informação de que as pilhas haviam sido enterradas no local chegou ao conhecimento da polícia há dois meses. “Moradores nos ligaram e disseram que pilhas tinham sido enterradas na região da Fazenda Viaduto. Desde então, nós passamos a procurar esse local e hoje acabamos encontrando”, explica.
A área fica na Estrada do Samuel, no bairro Fazenda Viaduto, na zona rural do município. “Pilhas não podem ser jogadas em qualquer lugar, nem mesmo em aterros sanitários. Existem empresas especializadas em recolher pilhas e este tipo de material tem de ser processado”, detalha o delegado.
A área foi analisada por peritos do Instituto de Criminalística (IC). Depois, o material foi recolhido. Segundo a polícia, foram retiradas cerca de 98 toneladas de terra misturada com pilhas. Boa parte do material estava em decomposição.
Reciclagem
De acordo com o investigador da Polícia Ambiental Eder Leite, a empresa especializada na destinação das pilhas vai fazer a separação do material químico. “A pilha será processada e, depois disso, parte se transforma em matéria-prima que será encaminhada para uma empresa de corantes e outra fração vai para uma indústria de refratários”, detalha Leite.
Investigação
De acordo a polícia, um inquérito será instaurado para que o caso seja apurado. A investigação deve acionar a prefeitura de Suzano para tentar descobrir quem é o dono da área onde o descarte foi feito. A polícia também irá notificar os cartórios da cidade e a Cetesb. “A área está em um lugar deserto. A pessoa que fez o descarte irregular arrombou o portão para entrar, já que nós constatamos a violação no local”, detalha Leite.
Nota
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que irá averiguar o caso. A Cetesb informou ainda que a Agência Ambiental da cidade de Mogi das Cruzes programou uma vistoria no local para os próximos dias.
Fonte: G1
If you liked that post, then try these...
- Fundo Social de Suzano divulga programação do Natal Feliz
- Visa-Suzano orienta profissionais de contabilidade na quarta (11/4)
- Setrans altera sentido em ruas do Parque Maria Helena em Suzano
- Suzano recebe III Encontro Regional de Lian Gong do Alto Tietê
- Suzano: Saúde recolhe filhote de tucano perdido em Palmeiras