Ato em prol da Lei do Aprendiz reúne centenas de jovens no Centro de Suzano
quinta-feira, 14 de abril de 2011A manhã desta quarta-feira (13/4) foi marcada por grande movimentação no Centro da cidade de Suzano. Cerca de 500 jovens foram às ruas para sensibilizar os empresários locais sobre a importância do cumprimento da Lei do Aprendiz. O ato foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, e contou com apoio de diversas entidades que atuam na qualificação e encaminhamento do jovem ao mercado de trabalho.
Uma grande passeata teve início na Praça Cidade das Flores e passou pelas ruas Baruel e General Francisco Glicério, até chegar à Praça João Pessoa, onde houve apresentações culturais feitas por jovens atendidos pelas entidades apoiadoras do evento. O Grupo Batucaê, da Fundação Orsa, levou ao público apresentação de cultura popular, enquanto os jovens da Associação Gusmão dos Santos executaram números de dança e música.
Além disso, autoridades do município fizeram pronunciamentos em incentivo ao cumprimento da Lei do Aprendiz e se comprometeram em contribuir com a causa dos jovens.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz, a avaliação do evento foi mais do que positiva. “Nossas expectativas foram superadas. Conseguimos uma grande concentração de jovens, que entenderam o espírito do ato. Foi uma mobilização bonita, pacifica e organizada. E este foi apenas o início de uma luta pela oportunidade para os jovens. Ainda vamos conversar diretamente com empresários e comerciantes”.
O secretário destacou que a cobrança é mais do que justa, uma vez que diz respeito a um direito. A lei 10.097/2000 garante que empresas de médio e grande porte possam preencher de 5% a 15% de seus quadros de funcionários com jovens na condição de aprendizes.
“Não estamos pedindo nada de mais, apenas que os empresários dêem oportunidade para os jovens, o que é assegurado por lei. O jovem hoje quer um trabalho, quer ter dignidade”, disse Vaz.
As autoridades que estiveram presentes e também garantiram apoio aos jovens são os secretários municipais Rosenil Barros Órfão (Participação Popular e Descentralização) e Valdicir Stuani (Promoção da Cidadania e Inclusão Social) e os vereadores Quitéria David e Alonso de Almeida.
As entidades presentes foram Guarda Mirim de Suzano, Cáritas Paroquial, Associação Gusmão dos Santos, Amar Holiness, Porto da Esperança, Fundação Orsa, Associação Conquista do Emprego, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Sindicato das Empresas de Prestação de Serviço (Sindeprestem) e Associação de Valorização da Pessoa com Deficiência (Avape).
Fonte: Secom Suzano