Suzano: Campanha pós-carnaval permite identificar novos casos de HIV
terça-feira, 10 de maio de 2011Mais de 100 pessoas já compareceram ao Centro de Testagem e Aconselhamento de Suzano (CTA) da cidade Suzano em busca do teste para HIV e outras doença sexualmente transmissíveis (DSTs) atraídas pela campanha pós-carnaval, que está sendo difundida por meio de outdoors desde o dia 23 de abril e segue até o final desta semana.
Esta é a terceira etapa da Campanha de Carnaval 2011 promovida pelo Ministério da Saúde. A partir da iniciativa, a Prefeitura de Suzano intensifica a conscientização sobre a importância da prevenção, oferece a testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites, capta pessoas que poderão ser tratadas numa fase inicial da doença e permite que muitos possam retomar o tratamento abandonado por desconhecimento.
É ainda uma oportunidade para incentivar o uso de preservativo, esclarecer dúvidas e romper com o preconceito que muitas vezes é o grande impeditivo da garantia de qualidade de vida.
Durante os desfiles de carnaval, a equipe DST/Aids do município deu sequência à ação preventiva e de promoção à saúde. Foram distribuídos mais de 50 mil preservativos e leques, com orientações.
A atual fase da campanha reforça o convite para quem não se protegeu, realizar gratuitamente o teste. “Teste de Aids: faça sim”, convida o outdoor, esclarecendo que o exame é rápido, seguro e sigiloso. O material que a população vê pela cidade informa também o endereço e o telefone do centro de testagem.
A população pode procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) e do saúde da família (UBSFs) ou o CTA Suzano (avenida Antonio Marques Figueira, 679 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações também pelo telefone 4744-6120.
Balanço
Somente em abril, o CTA Suzano recebeu 100 pessoas em busca do teste para HIV e outras DSTs. Do total de exames foram identificados cinco casos de HIV, três de sífilis e nenhum de hepatites ou Aids.
O número de pessoas que procurou o serviço de forma espontânea este ano indica o êxito das campanhas pós-carnaval na garantia de promoção do tratamento e de uma melhor qualidade de vida.
Entre janeiro e março foram realizados 611 atendimentos e 852 exames pelo CTA Suzano. Nem todas as pessoas atendidas se dispõem a realizar os testes para todos os tipos de infecção, mas boa parte dos usuários do serviço realizam mais de um exame.
Com isso, o município pode identificar 12 casos de sífilis, um de hepatite C, nenhum de hepatite B e quatro de HIV.
No primeiro trimestre de 2010, foram realizados 620 exames para as mesmas patologias, o que permitiu notificar dois casos de HIV, 15 de sífilis e dois de hepatite B. Não houve nenhum registro de Hepatite C.
Fonte: Prefeitura de Suzano