“El Niño Judio” será encenado em Suzano nesta sexta (13/5)
quinta-feira, 12 de maio de 2011A ópera espanhola “El Niño Judio”, de Pablo de Luna, será encenada em Suzano nesta sexta-feira (13/5), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.
“El Niño Judio” é uma das principais óperas do gênero denominado zarzuela: curta, cômica e ágil. Em sua primeira encenação no Brasil, estreou em São Paulo no Theatro São Pedro, em março de 2010, e fez outras três temporadas na capital.
A peça conta musicalmente as aventuras pelo mundo do jovem judeu Samuelito, que para se casar com Concha corre o mundo à procura do seu verdadeiro pai. Ele trabalha no sebo de Jenaro, pai de Concha, que não quer o namoro por Samuelito não ser um “bom partido”.
Quando o pai de Samuelito morre, é revelado que ele não é seu filho, mas sim de Barchilón, o mercador mais rico de Aleppo. Jenaro o aceita como noivo de Concha e o trio começa uma grande aventura atrás da herança.
Embora pouco conhecido no Brasil, Pablo de Luna, autor de “El Niño Judio”, foi um dos maiores compositores de sua época na Espanha. Nascido em 1879 em Alhama de Aragón, cresceu em Zaragoza, onde aprendeu música e recebeu seu diploma de violinista.
Durante os 63 anos que viveu, Pablo Luna foi regente, compositor e dirigiu por vários anos o Teatro da Zarzuela, em Madrid. Foi um dos compositores de zarzuelas mais profícuos, tendo escrito mais de 40 obras do gênero. Influenciado pela opereta vienense, obteve grande êxito com a sua trilogia oriental: “El Assombro de Damasco”, “Benamor” e “El Niño Judio”, que surgiu em 1918.
As zarzuelas se dividem em “gênero grande”, com muitos quadros coros e balé, e “gênero chico”, geralmente cômicas em um só ato. “El Niño Judio” mescla os dois gêneros, criando uma nova forma de zarzuela, carregada de exotismos e refinamentos.
Com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a vinda do espetáculo ao município é com o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Ficha técnica – “El Niño Judio”
Direção cênica e musical: Mauro Wrona
Cenário, figurinos e adereços: Cristina Peters
Execução de figurinos e adereços: Adelino Ferreira
Produção e proponente: Fábio Pinheiro
Pianista: Fernando de Castro
Solistas: Sheila Minatti, Sérgio Weintraub, Saulo Javan, Leonardo Pace e Eduardo Janho-Abunrad
Coro: Rachel Alonso, Gisella Hendricks e Magda Painno
Atores: Fábio Pinheiro, José Negreiros e Mamé
Iluminação: Lucas Gonçalves
Visagismo: Douglas Cruz
Idealização: Bea Esteve
Música: Pablo de Luna
Libreto: Antonio Paso Enrique Garcia Alvaréz
Adaptação e tradução: Mauro Wrona
Zanchi – 1998
Serviço
Ópera “El Niño Judio”
Sexta-feira, 13/5, às 20h
Teatro Municipal Dr. Armando de Ré
Rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro – Encontra Suzano
Fonte: Prefeitura de Suzano