Dom Mauro Morelli fala ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Suzano
sexta-feira, 12 de agosto de 2011Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias (RJ) e um dos maiores nomes da luta contra a fome e a desnutrição no Brasil, participou de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Encontra Suzano (Comsea), na tarde desta quinta-feira (11/8). Ele está no município para participar da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nesta sexta-feira (12/8), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (confira abaixo programação).
“Um conselho é a consciência crítica de um povo”, disse Dom Mauro aos integrantes do Comsea. “Por isso, ele deve ser profundamente crítico, ser conhecido, reconhecido e exigido”.
Dom Mauro foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de São Paulo e promotor e defensor da nutrição e alimentação para o mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Destacou-se como um dos formuladores do programa Fome Zero e integrou a Ação da Cidadania contra a Miséria. Fundou e preside o Instituto Harpia Harpyia e é presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Minas Gerais. Em 2007, participou da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Suzano.
Dom Mauro fez duras críticas à atuação do governo estadual em relação à área de segurança alimentar e nutricional e disse considerar revolucionária a lei 11.947, que dispõe sobre o atendimento à alimentação escolar, que entre outras coisas coloca a alimentação como um direito humano.
Também participaram da reunião extraordinária do Comsea o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento, Jesus Paulo Rita, o Paulinho, e os diretores municipais Edgar Willian dos Santos (Programas de Alimentação e Nutrição) e Geraldo Garippo (Agricultura e Abastecimento).
A Conferência
A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional terá como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, que também será assunto da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, programada para o mês de novembro, em Salvador.
O objetivo da conferência é avaliar a situação de segurança alimentar da população de Suzano e discutir diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, que terá como função definir metas e ações na melhoria dos hábitos alimentares e nutricionais da população.
Os participantes do encontro discutirão temas concentrados em três eixos principais: Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar; Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema e Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
A atividade é aberta a todos os interessados, em especial os trabalhadores, estudantes, prestadores de serviços, membros de conselhos do município, entidades, organizações não-governamentais, cooperativas e profissionais vinculados à área de segurança alimentar. A inscrição será feita no dia e no local do evento. O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré fica na rua General Francisco Glicério, 1.354, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Polícia prende dupla suspeita de cometer assaltos em Suzano
- Suzano: Rua Konoe Endo terá mão única entre a Glicério e a Benjamin
- Suzano: Primeira fase do Jardim Belém é concluída
- Prefeitura de Suzano abre inscrições para Programa Educadores Ambientais Populares
- Bio prestigia jubileu de prata do sino do Templo Budista de Suzano