Suzano volta a recolher armas de fogo por meio da Campanha do Desarmamento
terça-feira, 13 de setembro de 2011O município guia da cidade Suzano reativa a Campanha do Desarmamento após adequações solicitadas pelo Ministério de Justiça. A campanha havia sido paralisada em maio deste ano para atualização de estrutura nos postos de recolhimento. Durante este período, as armas entregues no município foram encaminhadas para São Paulo. As armas de fogo estão sendo recebidas na sede do 32º Batalhão da Polícia Militar (avenida Paulista, 173 – Jardim Monte Cristo). A entrega pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O pagamento imediato da indenização, que varia entre R$ 100 e R$ 300, dependendo da arma entregue é uma das mudanças feitas. Segundo o secretario municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz da Silva, a medida agiliza o processo. “No ato da entrega do armamento, a pessoa recebe um comprovante que lhe dá direito a receber, no dia seguinte, o dinheiro, que deve ser sacado no banco autorizado”, explica.
Além disso, a estrutura dos postos de recolhimento teve de ser adequada para melhor atender aos cidadãos que entregarem as armas de fogo. “É importante ressaltar que a arma é inutilizada no ato da entrega e, depois, destruída pelas forças militares. Não há como esse armamento voltar as ruas”, enfatiza o secretário.
Desde novembro de 2010, quando foi implantada no município, a Campanha do Desarmamento de Suzano já recebeu 64 armas, o que contribui para a diminuição da violência. “Dados do Ministério da Justiça mostram que nas cidades em que a campanha é implantada há uma diminuição de 11% no índice de criminalidade”, exemplifica o secretário.
A Campanha do Desarmamento é um marco do combate à violência e da instituição de uma cultura de paz na história do Brasil. O objetivo é reduzir o número de portes de arma de fogo (de armas em circulação) e diminuir a criminalidade. Até hoje, foram arrecadadas mais de 550 mil armas em todo o país.
Como entregar sua arma
O cidadão que possui arma de fogo, registrada ou não, pode entregá-la voluntariamente, sem qualquer tipo de preocupação, nos postos autorizados da cidade. Não haverá qualquer tipo de investigação em relação à origem da arma ou ao seu portador.
Antes de entregar a arma, o interessado deve retirar previamente uma Guia de Tráfego nos postos de troca autorizados, que permite e autoriza que a arma seja transportada de sua casa até o posto de entrega sem qualquer implicação criminal.
Já de posse da guia, a arma deve ser descaracterizada, ou seja, desmontada (quando possível) e sem munição. A sugestão é que a arma e as munições sejam embrulhadas separadas, em jornal, e colocadas numa caixa de sapatos, para o transporte até o posto de recolhimento mais próximo de sua residência.
Fonte: Secom Mogiano