Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano visita Suzano
segunda-feira, 28 de novembro de 2011Na manhã desta sexta-feira (25/11), o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, esteve em Encontra Suzano para uma visita oficial ao prefeito Marcelo Candido, que o recebeu em seu gabinete, acompanhado do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra. Eles conversaram sobre prioridades para o Alto Tietê, como a disposição dos resíduos sólidos, transportes metropolitanos, segurança e infraestrutura regional. “A visita do secretário é muito significativa. Temos aqui um consórcio de municípios que discute a agenda regional, mas na região metropolitana temos mais capacidade de debater as grandes questões. E agora também as coisas podem ocorrer mais rápido, pois não há mais um hiato entre os municípios e o governo do Estado”, disse Candido.
Após o encontro com o prefeito, Aparecido seguiu para Mogi das Cruzes, onde foi realizado o workshop “Construindo a Governança Metropolitana”. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz prestigiou o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com o objetivo de discutir com as entidades representativas da sociedade e com os vereadores o formato da composição e das regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas. Também estiveram presentes prefeitos e vereadores da região.
Clariant
O primeiro compromisso do secretário estadual em Suzano foi uma reunião com o diretor de Serviços de Fábrica da Clariant e também diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Mogi das Cruzes, Werner Stripecke, no Complexo Industrial da empresa. Na ocasião, Vaz representou o prefeito suzanense.
Em coletiva à imprensa, o representante do governo estadual reforçou a importância do Alto Tietê dentro da Região Metropolitana de São Paulo e anunciou a construção de uma agenda de discussão, semelhante às promovidas neste ano na região do ABC e Campinas, por exemplo, para elaboração de uma agenda com os principais assuntos de interesse regional.
“No primeiro semestre de 2012 pretendemos organizar agendas em três regiões: Alto Tietê, aglomeração urbana de Jundiaí e Grande São Paulo Norte. É uma agenda estratégica de três a quatro anos que precisa ser construída com consenso de todos os prefeitos. Mas temos de ouvir também os setores produtivos, comércio, indústria e agronegócio. Esta é uma coisa que só tem sucesso se envolver a todos”, disse Aparecido. “Temos de entender que o cidadão hoje não é do município, é metropolitano”, completou.
Dentre os assuntos que devem ser tratados no Alto Tietê destacam-se as obras do Trecho Leste do Rodoanel, a destinação final dos resíduos sólidos (lixo) e investimentos em infraestrutura urbana como forma de viabilizar a atração e novas indústrias para a região. Segundo Stripecke, para instalação de uma empresa é necessário que a área disponha de condição de acesso, redes de água, esgoto, energia elétrica e telecomunicação.
Para Vaz, a inciativa do governo do Estado é válida. “Temos de acompanhar as discussões deste fórum para que juntos possamos conquistar investimentos que contribuam com o desenvolvimento da nossa região. Neste âmbito, o envolvimento do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) é fundamental”, destaca.
Ele enfatiza ainda que Suzano vive hoje uma nova fase de desenvolvimento, o que tem resultado numa maior oferta de emprego. “No governo do prefeito Marcelo Candido tivemos importantes investimentos na cidade como pavimentação e a consolidação do nosso polo de educação tecnológica que possibilitará formação e qualificação de mão-de-obra”. “Isso já tem atraído novas empresas e rede de comércios para a cidade, ampliando a oferta de vagas e fazendo com que a pessoa não precise mais deixar a cidade para buscar emprego”, conclui.
O diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Suzano, Romildo de Oliveira Campelo, também participou da reunião na Clariant e do workshop em Mogi.
Fonte: Prefeitura de Suzano