Educação realiza formações centralizadas para profissionais na volta às aulas em Suzano
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012Professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, auxiliares de desenvolvimento de atividades escolares, agentes escolares, secretários de escola, auxiliares de secretaria e cozinheiras da rede pública municipal de educação da cidade Suzano participaram nesta segunda-feira (6/2) de formações centralizadas. Abordando conteúdos específicos para a área de atuação, os formadores buscaram levar novas possibilidades para os profissionais que atuam nas unidades escolares. Atualmente a rede municipal conta com mais de 2,4 mil funcionários e atende a cerca de 24 mil alunos, que começam ou retornam as aulas nesta quarta-feira (8/2).
No Complexo Educacional Mirambava, a formação voltada aos professores do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve como tema “O estudo do meio como eixo condutor de projetos da escola”. A professora Nídia Pontuschka lembrou o histórico da prática e a importância dela para promover a interdisciplinariedade, pensando numa educação para além dos muros da escola. “O que fazemos na escola têm ressonâncias maiores na sociedade como um todo”, frisou.
Segundo Nídia, a realização do estudo do meio exige da equipe escolar um planejamento prévio, no qual seja feito o levantamento histórico do local que será visitado. Com isso, o passeio deixa de ter característica de recreação e passa a permitir a ampliação do conhecimento a partir da percepção de fragmentos da sociedade, que podem ser observados e registrados pelos alunos, sem deixar de lado os saberes que cada um traz consigo nesse processo.
A secretária municipal de Educação, Sônia Kruppa, ressaltou a importância política do método, a partir do momento que leva os alunos a refletirem sobre a sociedade e perceberem o papel que podem exercer nela. “O estudo do meio não é uma prática neutra. Ele mexe com a cabeça das pessoas e faz com que elas vejam, analisem os locais e ao fazer isso se percebam como sujeitos atuantes”, destacou.
No Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, “O registro como ferramenta de planejamento e avaliação” foi o tema trabalhado com os professores de Educação Infantil e auxiliares de Desenvolvimento Infantil. A formadora Dila Scaldelai falou do papel da observação e escuta atenta para perceber as características, a história, as potencialidades e dificuldades de cada criança. Tal observação precisa ser registrada e refletida para que novas atividades sejam pensadas no cotidiano da escola.
A professora Alfredina Nery explicou a sistematização de atividades que veiculadas às práticas didáticas auxiliam a aprofundar conteúdos. Ao brincar com as crianças, por exemplo, é possível ampliar as referências culturais dos alunos pequenos utilizando obras de arte que mostrem outras crianças brincando em diferentes épocas e contextos. Na observação da brincadeira, Alfredina afirma que é possível perceber as dificuldades de interação existentes no grupo e trabalhá-las de uma forma melhor.
Conteúdos específicos
Como o brincar é a essência do trabalho realizado pelos auxiliares de desenvolvimento de atividades escolares (antigos inspetores de escola), o tema trabalhado com o grupo foi “A organização dos espaços e tempos do jogo e da brincadeira na unidade escolar”, com a formadora Ieda Denise, que retomou formações realizadas anteriormente e levou os auxiliares a compartilhares suas práticas.
Para secretários de escola e auxiliares de secretaria a tarefa foi aprofundar conhecimentos sobre a documentação e memória escolar, com a formadora Iomar Barbosa, que falou sobre a importância dos registros das unidades escolares e formou comissões para a formulação de uma tabela que ajudará os profissionais a organizarem o registro das escolas.
“Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” foi o eixo da formação para as cozinheiras escolares (antigas merendeiras), organizada pela equipe de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Regras para a manipulação de alimentos, higiene, recebimento e distribuição foram alguns dos assuntos abordados. Já para os agentes escolares o tema trabalhado foi “O papel do agente escolar na construção da escola pública de qualidade”, com a formadora Olga Kalil.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Suzano inicia Pré-Conferências de Assistência Social neste sábado (4/6)
- Suzano: Refis registra mais de 10 mil atendimentos a contribuintes
- Meta do Programa Boa Visão é atender cerca de 23 mil alunos em Suzano
- Polícia encontra moto que havia sido roubada em Suzano
- Suzano: Conselho Municipal de Educação elege novos membros