Suzano: Parque Max Feffer recebe 3º Festival de Cultura neste final de semana
quarta-feira, 28 de março de 2012O 3º Festival de Cultura da cidade Suzano promete agitar o Parque Municipal Max Feffer de 31 de março a 2 de abril. O evento, que faz parte da programação de aniversário da cidade, terá shows com do cantores Zeca Baleiro, Jorge Ben Jor e o Grupo Revista do Samba, sempre às 16h, com entrada gratuita.
Haverá ainda uma séria de atividades culturais e esportivas que marcarão as comemorações dos 63 anos de emancipação político-administrativa do município.
A novidade deste ano é que os shows do 3º Festival de Cultura serão realizados na Concha Acústica do Parque Max Feffer, que será inaugurada no sábado (31/3), às 16h. O espaço aberto, inédito na região, garante aos músicos melhor retorno do som e tem capacidade para 50 mil pessoas.
Nesses três dias, os suzanenses que forem ao Parque também poderão participar de atividades na piscina Daniel Fiamini Geremias, que serão realizadas das 10h às 17h. “Teremos uma organização com médicos e salva-vidas, dando à população o acesso à piscina. Essa atividade também serve para que as pessoas tenham conhecimento dos espaços de lazer que o parque oferece”, explica o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Fausto Pizzolato.
A partir do meio dia, os munícipes também poderão assistir a diversos shows de bandas locais, além de aproveitar os espaços do Parque. Para atender ao público, haverá uma praça de alimentação, brinquedos infláveis e exposições no local. “A ideia é atrair famílias, jovens e idosos com várias atividades culturais e esportivas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto.
Shows
O primeiro show do 3º Festival de Cultura será do compositor e cantor de MPB Zeca Baleiro, que esteirá a Conha Acústica do Parque Max Feffer. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi a participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção “A Flor da Pele”, no qual alcançou projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho.
A música de Baleiro deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Suas letras mesclam humor e poesia.
No domingo (1º/4), quem sobe ao palco da Concha Acústica é o carioca de Madureira, Jorge Bem Jor. Ao longo dos quase 50 anos de carreira, ele sempre mostrou um estilo musical inovador e único, que o fez referência dentro e fora do país.
O primeiro sucesso de sua carreira, a música “Mas que nada” é uma das canções em língua portuguesa mais executadas nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas, tendo ainda sido regravada por artistas como Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Al Jarreau, Herb Alpert, José Feliciano e Trini Lopez.
Cadê Tereza?, País Tropical, Chove chuva, Fio Maravilha e W/Brasil são alguns dos seus grandes sucessos.
Para encerrar o Festival de Cultura deste ano, na segunda-feira (2/4), dia do aniversário da cidade, quem se apresenta na Concha Acústica é o trio Revista do Samba, com o animado e aplaudido show “10 anos de Revista do Samba”, misturando o repertório dos três CDs do grupo com composições autorais e do trabalho de pesquisa sobre o samba brasileiro, com uma roupagem contemporânea.
Formado por Letícia Coura (voz e cavaquinho), pelo suzanense Beto Bianchi (violão e voz) e Vitor da Trindade (percussão e voz), o trio tem seu trabalho amplamente reconhecido fora do Brasil, com frequentes turnês internacionais das quais se destacam apresentações em festivais na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia e África, tais como APAP (Nova York – EUA), Stimmen (Alemanha) Val Latina e Parque La Villete (França), Minta (Tel Aviv – Israel), World of Performing Arts Festival (Lahore – Paquistão).
No repertório não devem faltar “O Samba e O Tango” (Amado Régis, sucesso de Cármen Miranda), “Um Samba No Bixiga” (Adoniran Barbosa), “Praça Clóvis” (Paulo Vanzolini), “Me Deixa em Paz” (Monsueto Menezes / Airton Amorim) e “Vai no Bixiga pra Ver” (Geraldo Filme).
Também no feriado de aniversário da cidade, 2 de abril, serão realizados dois amistosos de futebol no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Às 9h, o Esporte Clube Urupês joga contra os veteranos do Sport Club Corinthians Paulista. Já as 16h, o União Suzano Atlético Clube (Usac) enfrenta o São Caetano. A entrada é gratuita.
Fonte: Prefeitura de Suzano