Suzano: Recuperação da estrada dos Fernandes: I etapa termina neste sábado (6/10)
sexta-feira, 5 de outubro de 2012Termina neste sábado (6/10) a primeira etapa da recuperação da estrada dos Fernandes. Os serviços de manutenção na via, que tem 11 quilômetros de extensão, estão sendo feitos pela Prefeitura de Suzano, em parceria com dez empresas que a utilizam para o transporte de terra e materiais de construção. O prefeito em exercício, Walter Bio, vistoriou o trabalho que vem sendo realizado no local na manhã desta quinta-feira (4/10).
A primeira etapa da obra, iniciada na segunda quinzena de agosto, corresponde a 9,4 quilômetros da estrada no sentido centro-bairro. Em cerca de 6 quilômetros deste trecho, foi necessário fazer troca de solo, com a aplicação de 700 toneladas de pedra rachão, 440 toneladas de bica corrida graduada e 600 toneladas de massa asfáltica.
A Prefeitura negociará com as empresas a execução dos serviços no 1,6 quilômetro da via que ainda não foi recuperado.
Na parceria, a Prefeitura disponibilizou um caminhão, a emulsão asfáltica e a mão de obra dos funcionários da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos para a execução do serviço. Já a iniciativa privada cedeu um caminhão, maquinário e o restante do material.
Das cerca de 30 empresas que normalmente utilizam a Estrada dos Fernandes e foram responsáveis por sua rápida deterioração, apenas dez se disponibilizaram a contribuir com a recuperação da via. Elas já possuem uma autorização prévia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para transportar carga e realizaram um cadastro na Prefeitura, no qual consta a placa dos caminhões que prestam serviço à empresa, o tipo de carga, o horário em que transitam e o percurso pelo qual estão autorizadas a passar.
“Esta é uma forma ter uma maior eficácia nas ações de fiscalização, o que nos possibilita barrar caminhões, carretas e carroças que despejam lixo e entulho de maneira irregular nas estradas de Suzano”, explicou o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira.
“É claro que o crescimento imobiliário, além de beneficiar as construtoras responsáveis pelos empreendimentos, traz ganhos para a cidade e nós somos inteiramente favoráveis a isso. Porém, danos causados ao município devem ser reparados. Por isso, nada mais justo que a iniciativa privada entrar com uma contrapartida nessa ação”, afirma o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira.
“Nenhuma empresa foi obrigada a fazer parte das negociações, mas a Prefeitura chamou todas para participar”, enfatizou Walter Bio. As empresas que contribuíram para a recuperação da estrada dos Fernandes são: Alzira Franco, Pizzani, Terraplanagem São Caetano, Contern, Machado, NT Terraplanagem, Engeterra, JE Terraplanagem, Guerreiro e Mauaense Areia e Pedra.
Histórico
A recuperação anterior da estrada dos Fernandes havia sido feita em 2008, após ter sido reivindicada pelo prefeito Marcelo Candido ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do Programa Pró-Vicinais. O investimento na época foi de R$ 3,1 milhões.
Porém, o aumento no fluxo de caminhões, devido à construção do Rodoanel e de condomínios residenciais naquela região, acabou por deteriorar o asfalto rapidamente.
Fonte: Prefeitura Suzano