Suzano reduz em 47% os casos de catapora
segunda-feira, 12 de novembro de 2012Os casos de varicela (catapora) registrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano tiveram uma queda de 47% entre janeiro e outubro de 2012. Os números, comparados com os do ano passado, mostram o sucesso do trabalho permanente realizado pela Vigilância Epidemiológica do município, que realiza a vacinação em casos de surtos (quando duas pessoas ou mais contraem a doença num mesmo ambiente fechado, como uma escola ou creche).
Em 2011, Suzano registrou, entre janeiro e outubro, 147 casos de catapora em 11 surtos. Na ocasião, foram vacinadas 849 pessoas. Em 2012, foram computados 77 casos em 10 surtos, ocorridos no mesmo período, quando foram aplicadas 718 doses da vacina.
“Estes números refletem o monitoramento rotineiro feito pela equipe de Vigilância Epidemiológica”, comemora a secretária municipal de Saúde, Célia Bortoletto. “Neste ritmo, Suzano terá um número cada vez menor de pessoas que contraem catapora, pois cada pessoa que é vacinada fica imune à doença”, ressaltou.
A vacina contra a catapora não faz parte do calendário vacinal infantil nacional. Ela somente é disponibilizada em casos de surto da doença. As escolas (da rede pública ou particular) são orientadas a comunicar as unidades básicas de saúde (UBSs) do bairro quando observam a existência de dois ou mais casos, para que tanto as crianças quanto os adultos que trabalham no local possam ser vacinados.
A catapora é uma doença infecciosa considerada benigna, já que a taxa de mortalidade em decorrência dela é muito baixa. O quadro só pode se agravar quando se trata de criança com imunodeficiência ou recém-nascida.
Os sintomas iniciais da catapora são febre baixa, dor de cabeça e cansaço. Depois de dois dias, aparecem lesões avermelhadas, que se transformam em feridas que coçam. A transmissão se dá por via aérea (saliva ou secreção respiratória) de uma pessoa infectada ou por contato direto com as feridas. O contágio pode ocorrer enquanto as feridas não estiverem completamente secas.
Fonte: Prefeitura Suzano