Cinco bairros de Suzano receberão Programa Educadores Ambientais Populares no 2º semestre
quinta-feira, 24 de março de 2011Cinco bairros da cidade de Suzano receberão, no segundo semestre, o Programa Educadores Ambientais Populares, curso que tem o objetivo de envolver a população na construção de alternativas para a melhoria da qualidade de vida e proteção ambiental. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Candido em evento que celebrou o Dia Mundial da Água, realizado na noite de terça-feira (22/3), no auditório do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
Candido informou que os próximos bairros a receber o curso serão Miguel Badra, Sertãozinho, Parque Maria Helena, Parque Santa Rosa e Jardim Monte Cristo, totalizando 150 novos educadores ambientais populares. A oficina já foi realizada em três outras localidades de Suzano: Palmeiras, no segundo semestre de 2010, e Jardim Nova América e Jardim Cacique, em 2011, formando até o momento 60 pessoas.
Ele frisou a importância das questões ambientais para o município, que tem 73% do território em Área de Proteção aos Mananciais (APM) e outros 7% na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tietê. “Durante muito tempo, em outros governos, o meio ambiente foi tratado na cidade como um entrave para o desenvolvimento da cidade. Nosso grande desafio foi quebrar este paradigma e extrair nosso potencial”, disse.
O prefeito também destacou que o Programa Educadores Ambientais Populares busca o envolvimento da sociedade nas questões ambientais e o aprendizado mútuo. “É na base da sociedade e no dia-a-dia que as coisas acontecem. E é do compromisso coletivo que conquistamos uma sociedade melhor e um ambiente equilibrado. Vocês fazem parte deste processo”, disse ele aos educadores ambientais populares que passaram pelo curso em 2011 e receberam certificados no final do evento.
A diretora de Saneamento e Gestão Ambiental da Prefeitura de Suzano, Maria Henriqueta Andrade Raymundo, apresentou um balanço da política de educação ambiental colocada em prática pela administração municipal. Ela explicou que o Programa Educadores Ambientais Populares está dentro do Sistema Municipal de Educação Ambiental, em consonância com a política nacional da área.
A palestra da noite, intitulada “Ações e reflexões sobre a política municipal de Educação Ambiental de Suzano”, foi proferida pelo professor doutor Marcos Sorrentino, do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), da Unesco, órgão responsável pela cooperação técnica do Programa Educadores Ambientais Populares. Ele destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de Suzano com o curso e falou sobre a busca da felicidade no mundo atual, baseada em consumo desenfreado –o que cada vez mais gera infelicidade. Por esta razão, as pessoas começam agora a redescobrir valores como o diálogo e a vida em comunidade.
Também participaram do evento em homenagem ao Dia Mundial da Água a secretária municipal de Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira; a vereadora Quitéria David da Silva; e Sara Sales, que representou a Suzano Papel e Celulose, uma das patrocinadoras do Programa Educadores Ambientais Populares. O curso conta ainda com o patrocínio do Magic City, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do Grupo Orsa.
Fonte: Secom Suzano
If you liked that post, then try these...
- Suzano fica entre as 10 melhores cidades esportivas do Estado
- Inscrições para Oficinas Culturais de Suzano terminam no dia 17 de janeiro
- Atividades da 3ª edição do Projeto Férias de Suzano nas escolas começam nesta terça-feira (17/1)
- Estradas de Suzano ainda têm buracos das chuvas do verão passado
- Suzano realiza Feira de Arte e Ciência