Cultura levará Planetário para pontos culturais de Suzano
segunda-feira, 12 de agosto de 2013Hellen Sandy, 12 anos, aluna matriculada no 7º ano da Escola Luis Bianconi, bairro de Cidade Edson, faz balé no Centro de Cultura Francisco Carlos Moriconi em Suzano. Ela estava entre dezenas de crianças da mesma idade que na última quarta-feira (7), por volta das 9 horas, aguardavam, ansiosamente, pela permissão para adentrar ao Planetário instalado no hall de entrada do Centro Cultural. “Nunca entrei num Planetário e nem sei o que vou ver lá dentro”, disse ela.
Giullya Kawane, nove anos e que estuda o 4º ano na Escola Estadual Marques Figueira e que foi ao Planetário em companhia do pai, Mauro Rodrigues de Souza, entrou ansiosa, também, mas já sabendo o que ia ver lá dentro: “Uma colega de escola já tinha visto e disse que era bonito. E é mesmo! Vi estrelas, galáxias”, descreveu Giullya, encantada.
Sócia proprietária da empresa responsável pelo Planetário, Rosana Aparecida Prado Souza, disse que o projeto funcionará, basicamente, em cinco pontos culturais de Suzano: Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, Centro Cultural Professor Luiz Antonio da Silva (Palmeiras), Centro Cultural Monteiro Lobato (Colorado) e Centro Cultural Boa Vista.
O Planetário, explica Rosana, atenderá aos alunos das oficinas de arte da Secretaria de Cultura. Ao todo, segundo ela, são quase três mil crianças, mas ela faz uma observação: “prioritariamente, estamos atendendo as crianças matriculadas nas oficinas da Prefeitura”. O secretário de Cultura, professor Suami Paula de Azevedo, completa o que disse Rosana: “Isso, no entanto, não impede de atender crianças de todas as escolas de ensino do município e do Estado”.
O secretário deixa claro que “o objetivo do prefeito Paulo Tokuzumi é o de atender todas as crianças”, mas, segundo ele, “é preciso planejar melhor o uso do Planetário de forma a não criar expectativas nas crianças. São mais de 30 mil alunos matriculados nas escolas Municipal e Estadual e o que podemos fazer, de momento, é atender as crianças das oficinas, das quais muitas estão matriculadas nas escolas”.
Programação
Nesta quarta-feira, o Planetário recebeu crianças pela manhã e à tarde, e essa programação se repetirá nas próximas três quartas-feiras (14, 21 e 28), sempre nos dois períodos. Rosana Aparecida já tem definidas as datas e locais onde será montado o Planetário, nos próximos três meses: “Em setembro, vamos estar no Centro Cultural professor Luís Antonio da Silva, em Palmeiras, nos dias 4, 11, 18 e 25; em outubro, no Centro Cultural Boa Vista, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30; e em novembro no Centro Cultural Monteiro Lobato, que fica no bairro do Colorado, nos dias 6, 13, 20 e 27”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)
If you liked that post, then try these...
- Usuários e equipes de UBSFs participam de arraiá em Suzano
- Suzano: Órgão do Ministério Público atesta regularidade da Praça Cidade das Flores
- Equipe feminina de Suzano é campeã da categoria coletiva no Panamericano de Judô
- Suzano realiza encontro preparatório para IX Conferência Municipal de Assistência Social
- Prefeitura intensifica limpeza e capinação de vias e escolas em Suzano