Exposição “Projetos para Suzano”, de alunos da FAU-USP, está em cartaz no Centro Cultural
quinta-feira, 5 de maio de 2011A exposição “Projetos para Suzano”, que apresenta trabalhos de urbanismo desenvolvidos para a cidade por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), poderá ser conferida até 31 de maio no hall de entrada do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A entrada é gratuita.
A mostra é resultado de um trabalho de parceria entre a Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Política Urbana, e a FAU-USP.
Na noite de 28 de abril, sete grupos de alunos da instituição, das disciplinas Planejamento Urbano e Paisagismo, apresentaram os trabalhos desenvolvidos no ano passado, que apontavam soluções para diversas áreas da cidade, num evento no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.
Dentro das propostas, há ciclovias, parques lineares, parques elevados, transporte público alternativo, empreendimentos imobiliários diferenciados e recuperação paisagística.
Após a apresentação dos trabalhos dos grupos, o prefeito Marcelo Candido e os professores da FAU-USP Raquel Rolnik (relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada), Marli Namour e Sílvio Soares Macedo fizeram uma análise das propostas.
Candido destacou a complexidade de cada um dos projetos apresentados e sugeriu que os alunos retornem à cidade para uma exposição mais detalhada: “Os trabalhos mexem com assuntos polêmicos, que tocam no conflito pelo uso da terra, existentes pelo fato de Suzano ter sido ocupada de forma desordenada, atendendo aos interesses de alguns grupos econômicos. Por isso vale a pena este aprofundamento”, explicou.
Ele também falou da importância da parceria entre a universidade e o poder público. “Quando o aluno vai para a cidade, se depara com uma situação diferente da sala de aula. Isso é grandioso para nós, que estamos recebendo um grande presente no mês de aniversário da cidade”.
O prefeito elogiou a liberdade de criação dos estudantes, que em sua maioria propuseram projetos que causariam grandes alterações em bairros, viadutos e outras estruturas consolidadas da cidade. “A falta de liberdade de pensar reduz a nossa capacidade de fazer grandes cidades. Às vezes é do sonho mais mirabolante que nascem as grandes soluções”.
Raquel Rolnik elogiou os alunos pela qualidade e empenho nos projetos apresentados e falou sobre o envolvimento da administração municipal no projeto: “O que marcou esta experiência foi a participação direta da Prefeitura na disciplina. Por isso, sentimos a obrigação de devolver para a cidade o que foi trabalhado”, afirmou.
Marli Namour afirmou que muitos dos projetos podem ser utilizados pela Prefeitura. Ela também destacou a parceria: “A integração universidade e poder público é fundamental. Não adianta fazer propostas só para os professores”, disse.
Sílvio Soares Macedo também atentou para a qualidade dos projetos e para o potencial que Suzano tem para ser qualificada por meio de projetos de planejamento urbano e de meio ambiente. “Os projetos trazem sugestões para a comunidade como um todo, e as pessoas poderão incorporar isso”.
O trabalho com os estudantes da FAU-USP teve início em março do ano passado, e se repete este ano com uma nova turma de 150 alunos. Durante o primeiro semestre de 2010, eles estudaram o município, sua relação com a Região Metropolitana de São Paulo e suas diferentes situações geográficas, históricas e urbanísticas. No período seguinte, foram desenvolvidas as propostas de intervenções na cidade, por meio de projetos técnicos.
A mediação do debate foi feita pela secretária municipal de Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira. Também estiveram presentes ao evento de apresentação dos projetos o vice-prefeito e secretário de Governo, Walter Roberto Bio, e os secretários municipais Carmen Lúcia Lorente (Manutenção e Serviços Urbanos), Cláudio Scalli (Infraestrutura e Obras), Fausto Pizzolato (Esportes, Lazer e Recreação), Jesus Paulo Rita (Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento), Lúcia dos Santos Montibeller (Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana) e Walmir Pinto (Cultura), além de representantes de entidades, associações, organizações de ensino e de movimentos sociais.
ServiçoExposição
“Projetos para Suzano”
Até 31/5
Local: hall do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Encontra Suzano
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Entrada gratuita
Fonte: Prefeitura de Suzano