Frio pode afetar produção rural em Suzano
segunda-feira, 6 de junho de 2011Com a chegada do frio na região, produtores rurais da cidade precisam redobrar os cuidados com a lavoura e algumas espécies podem ser perdidas totalmente, principalmente se ocorrer uma geada, que é a formação de pequenos cristais durante a madrugada em campos e plantações.
“Se isso acontecer em um pé de alface, por exemplo, que é o meu caso, perde-se tudo.
Em compensação outros legumes como os brócolis podem aguentar mais”, explica o presidente do Sindicato Rural de Suzano, Guerino Ramalho.
Apesar dos riscos de perder toda a produção, o presidente afirma que não existem estimativas de prejuízo.
“Não temos como calcular agora um provável prejuízo, vai depender de quanto cada produtor perder. Se uma pessoa tem 40 mil pés de alface, e tiver geada, ela vai perder tudo, principalmente se já estiverem prontos para a colheita, os pés pequenos ainda podem se salvar”.
Se as geadas acontecerem durante o inverno e os produtores confirmarem os prejuízos, alguns produtos podem sofre reajuste de preço.
COMO ANTES
Apesar dos riscos, Ramalho afirma que alguns produtores torcem para que a geada não ocorra.
“Ela sempre aconteceu, mas vem diminuindo ao longo dos anos por causa do desmatamento, e por causa disso há produtores que tem esperança de saírem sem qualquer prejuízo durante o inverno”.
Alguns procedimentos podem contribuir para que o frio, principalmente a geada, não afete tanto a produção, contudo esses métodos não garantem a salvação da lavoura. “Durante a madrugada, se a geada cair, ligar os motores e deixar regar até o amanhecer pode ser uma solução, mas funciona igual gripe, a gente toma o remédio, mas não sabe se vai funcionar”, finaliza o presidente do sindicato.
Fonte: Diário de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Feira da Agricultura Familiar de Suzano começa dia 16
- Homem é preso em Suzano pela 51ª vez acusado de furto
- Revendedora de carros tem teto destruído por temporal em Suzano
- Profissionais da Educação de Suzano participam de palestra com Madalena Freire
- Marabraz promove tradicional campanha limpa estoque em Suzano