Livro Cultura de Paz na Escola é lançado em Suzano
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011A Prefeitura de Suzano lançou na tarde de sexta-feira (9/12) o livro Cultura de Paz na Escola, que reúne trabalhos produzidos por alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes municipal de Suzano e estadual de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. A coletânea, uma realização da Prefeitura de Encontra Suzano em parceria com a Diretoria Regional de Ensino (Região Suzano), Instituto Cultural do Brasil e Gabinete Integrado de Prevenção à Violência, é resultado do esforço de professores e estudantes por uma escola sem violência. São 18 textos, todos acompanhados de ilustração, e mais 11 desenhos avulsos.
“Esta é uma forma de garantir a expressão do olhar das crianças e adolescentes sobre o que é uma política de segurança pública. É um legado desta geração. É um livro que estamos escrevendo juntos. Não queremos apenas enfrentar a violência. Queremos evitá-la”, ressaltou o prefeito Marcelo Candido, que em seu pronunciamento defendeu o conjunto de políticas públicas para melhor distribuição de renda, garantia de saneamento básico, infraestrutura nos bairros e melhores condições de vida como medidas essenciais para que haja segurança.
Para o secretário de Defesa, Hamilton Luiz da Silva, o livro representa um marco para a cidade de Suzano. “Por meio das diversas ações focadas na prevenção da violência e no estabelecimento de uma cultura de paz percebemos que os índices de violência no município reduziram e isso é conseqüência direta das nossas interferências. É importante destacar que o envolvimento das escolas e dos alunos girou em torno da construção de valores”, frisa.
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Oliveira e Silva, parabenizou todos os envolvidos no projeto. “A cultura de paz é algo que tem de ser plantado diariamente. Algo fundamental para que isso aconteça é cuidarmos uns dos outros, dos nossos professores e escolas. Quando a gente cuida a gente respeita e é solidário”, defendeu.
A produção dos desenhos e textos que compõem o livro foi feita em sala de aula, a partir da provocação dos educadores, que desenvolveram o projeto Cultura de Paz ao longo do ano. “Acho que esse trabalho foi muito válido, pois nós vimos que algumas crianças mudaram o comportamento, não só na sala, mas fora dela”, conta a professora Cristiane Chaves Salera da Paixão, professora do 4° ano B da Emef Lídia Lima da Silva.
Aluno da escola, Felipe Alves Moraes é um dos autores do livro, com o texto “Chega de guerra, agora é paz!”. A inspiração veio do filme “O resgate do soltado Ryan”, no qual viu soldados infelizes, que arriscavam suas vidas por conta da guerra. A lição que ele aprendeu também quer ensinar: “Se nós tivermos a paz, não precisaremos fazer guerras”, defende Felipe.
Nos meses de novembro e dezembro, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, realizou diversas atividades a favor da cultura de paz, com o objetivo de valorizar e potencializar as ações individuais e coletivas que promovam a paz no município. O lançamento do livro contou com a presença dos autores para uma tarde de autógrafos.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Em dez horas pelo menos cinco veículos são roubados em Suzano
- Vila Amorim em Suzano registra mais dois roubos, diz polícia
- Suzano fica entre as 10 melhores cidades esportivas do Estado
- Suzano: Educação inicia sexta-feira (10/6) plenárias regionais da 3ª etapa do 1º Congresso Municipal de Educação
- Suzano recebe montagens portuguesas