Mulheres discutem garantia de direitos em Conferência Municipal de Suzano
segunda-feira, 8 de agosto de 2011Na manhã deste sábado (6/8), na abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da Prefeitura da cidade Suzano, na Emef Antonio Marques Figueira, o prefeito Marcelo Candido destacou a importância das mulheres continuarem discutindo a implantação da Delegacia da Mulher no município.
“A questão da Delegacia da Mulher em Suzano é discutida desde o início de nosso governo, em 2005. Já oferecemos local, estrutura e funcionários, mas a criação cabe ao governo do Estado, que também tem de enviar a delegada, por isso essa proposta não se consolida”, disse. E completou: “Sabemos da importância dessa delegacia, porque muitas mulheres que são vítimas de violência não denunciam o agressor por medo, e isso causa um silêncio ensurdecedor. Por isso, vamos continuar com esse desafio, dentre tantos outros que temos para que, juntos, poder público e sociedade possamos garantir o sucesso das políticas para mulheres”.
Candido ressaltou ainda que as propostas das conferências municipais, regionais e estaduais, deliberadas na etapa nacional, serão levadas para a presidenta da República. “Pela primeira vez temos uma mulher no mais alto posto de comando do país, a presidenta Dilma Rousseff, a quem vocês terão a oportunidade de encaminhar o resultado das discussões feitas nas conferências municipais, estaduais e nacional”.
Para o deputado estadual José Cândido, a conferência é um importante espaço de organização das mulheres. “Se nós não nos organizarmos para lutar pelos nosso direitos, ninguém vai nos organizar”. Ele informou ainda que, na sexta-feira passada (5/8), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, que ele também integra.
A vereadora Quitéria David da Silva chamou atenção para a participação da mulher na política, lembrando que dos 14 vereadores de Suzano, ela é a única mulher no Legislativo municipal.
Representando o Fórum Governamental de Mulheres e a Articulação de Mulheres do Alto Tiete, a secretária municipal de Comunicação Social, Silmara Helena Pereira de Paula, enfatizou que a conferência é um espaço de diálogo das lutas e das conquistas. “Nossa luta não é de agora, vem de séculos, e temos muitos desafios pela frente”.
A presidenta do CMDM de Suzano, Nice Couto, falou de sua satisfação em organizar o evento e também das conquistas alcançadas ao longo dos anos de luta. “A conferência é um momento de reflexão e discussão pela igualdade de direito”.
Também compuseram a mesa de abertura da conferência em Suzano a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Mogi das Cruzes, Rosana Pierucetti, que, disse que o evento “dá vozes às mulheres”, e a reapresentante da deputada estadual Heroilma Soares, Mariangela Ribeiro, que reforçou a importância da discussão das questões de interesse das mulheres.
Após a abertura oficial, foi discutido e aprovado o regimento da conferência. Após o almoço, as participantes se dividiram em grupos de trabalho para discussão de propostas em quatro sala temáticas. As propostas definidas em cada grupo serão apresentadas e votadas em plenária, que também elegerá as delegadas à etapa regional e estadual.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Suzano: 2º Festival de Cultura terá shows com Daniel e Seu Jorge
- Suzano inaugura nesta terça (4/10) a 1ª Academia ao Ar Livre
- Restaurante Popular de Suzano terá pratos árabes nesta terça-feira (12/7)
- Acidente em obra deixa servente de pedreiro ferido em Suzano
- Festividades do Aniversário de Suzano têm evento de artes plásticas