Parceria entre Prefeitura e iniciativa privada garante abertura da unidade 3 da Santa Casa em Suzano
sexta-feira, 3 de agosto de 2012O prefeitura de Suzano anunciou, na última segunda-feira (30/7), a abertura da unidade 3 da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, além da entrega, até o final do ano, de mais dois equipamentos públicos municipais de saúde à população: a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Europa e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista.
O novo hospital, que funcionará no antigo prédio do Hospital Campos Salles, é mais uma estratégia da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Santa Casa, para garantir a retaguarda de atendimento hospitalar na cidade e ampliar o número de leitos públicos. Com a nova unidade, Suzano passará a contar com 290 leitos, sendo 174 para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em discurso inflamado, Candido ressaltou os avanços na área de saúde e fez duras críticas à oposição. “A abertura desta unidade é mais uma decisão corajosa, pois lavar as mãos seria a saída de muitos. Nós assumimos a responsabilidade e, apesar da indisposição freqüente de alguns setores, trabalhamos com ousadia e capacidade para tirar a saúde da falência. São covardes as críticas feitas à saúde pública de Suzano. Quantas pessoas são atendidas e acolhidas em nossas unidades? Conquistamos o projeto do hospital, evitamos que a Santa Casa fechasse as portas, e ainda existem setores que não reconhecem isso”, salientou.
Acompanhado da secretária de Saúde, Célia Bortoletto, e do interventor da Santa Casa, Marco Izzo, o prefeito também ressaltou que “a administração municipal fez um grande esforço para implementar o SUS e chamar à plenitude o atendimento, elevando a condição da saúde básica”. Ele também adiantou que, até o final do ano, ainda haverá muitas novidades no setor.
O médico Marco Izzo agradeceu ao prefeito e ressaltou a importância dos investimentos privados para garantir o funcionamento da Unidade 3. O montante de R$ 1,5 milhão, que será utilizado na reforma dos cinco andares do hospital, será custeado pela Hemodinâmica da cidade de São José dos Campos e pelo Laboratório Moricondi, de São Carlos. Izzo antecipou que deverá contar também com a parceria da Unimed Paulistana.
A secretária Célia Bortoletto ressaltou a coragem do prefeito em alterar o cenário da saúde pública em saúde, possibilitando a organização do SUS local, e também destacou a importância da parceria que garantirá a abertura da terceira unidade pela instituição filantrópica. “Não é qualquer um que faz este investimento. Isso demonstra confiança na integridade deste governo”, afirmou.
A Unidade 3 terá característica clínico-cirúrgica com especialização na área de cardiologia. Na primeira etapa, prevista para entrar em funcionamento até novembro, o hospital terá pronto atendimento cardiológico, clínicas médicas e cirúrgicas, oito leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto e centro cirúrgico. Na segunda etapa, prevista para ser concluída até março de 2013, será instalado o pronto-socorro. A expectativa é que a Unidade 3 realize 15 mil atendimentos/mês.
Segundo Célia Bortoletto, a abertura da Unidade 3 vai exigir mudanças no atendimento das demais unidades. Ela explicou que a Unidade 1, por exemplo, será destinada exclusivamente à área materno-infantil, permitindo assistência integrada à mãe e ao bebê, evitando o deslocamento para outras unidades. Estas alterações serão anunciadas posteriormente.
A Unidade 3 terá cerca de 350 funcionários e a ocupação das vagas de emprego no local será feita por meio de processo seletivo.
Fonte: Prefeitura Suzano
If you liked that post, then try these...
- Fique Sabendo em Suzano incentiva a testagem e prevenção
- Prefeitura de Suzano entrega certificados a alunos da escolinha pública de kendô
- Polícia de Suzano descobre desmanche em casa abandonada
- Exposição “Projetos para Suzano”, de alunos da FAU-USP, está em cartaz no Centro Cultural
- Jovens do Dança e Saúde levam street dance para a Festa das Nações em Suzano