Prefeitura de Suzano anuncia retirada definitiva dos radares móveis
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013A Secretaria Municipal de Transporte, Sistema Viário e Mobilidade Urbana confirmou nesta quarta-feira (9) que a cidade de Suzano não terá mais radares móveis. Antes o município tinha oito equipamentos que operavam escondidos em áreas escolares e de abuso de velocidade. Após o fim do contrato, em dezembro de 2012, a antiga empresa responsável pela prestação do serviço retirou todos os radares fixos da cidade.
Segundo o Secretário de Transportes, José Ferreira dos Santos, a nova administração irá investir em mais sinalização e projetos de conscientização. “Os suzanenses não aguentavam mais o elevado número de multas. O foco da atual adminstração é conscientizar os motoristas.”, conclui o secretário.
A nova empresa vencedora da licitação dos radares irá reinstalar pela cidade 13 dos 14 equipamentos fixos existentes. O outro, situado na Estrada dos Fernandes, será substituído por uma lombada eletrônica. O prazo para recolocação é de 30 dias. “Vamos recolocar os aparelhos a partir desta quinta-feira (10), principalmente nas vias Major Pinheiro Fróes e Prudente de Morais.” afirma Santos.
Motoristas
O G1 foi até as principais avenidas de Suzano saber a opinião dos motoristas sobre a decisão da prefeitura. A maioria dos entrevistados foi a favor da retirada dos radares móveis. Inclusive os equipamentos foram alvos de muitas reclamações. “Eles sempre colocam esses radares em locais escondidos e onde o motorista acaba descuidando um pouco da velocidade, como descidas.”, diz o comerciante Ricardo Watanape.
O técnico de edificações Antônio Galvão Paes ficou contente com a notícia. “Finalmente uma boa coisa para a cidade. Esses equipamentos são uma indústria do dinheiro. Já fui multado várias vezes, quem nunca foi? Não é dessa maneira que se corrigi, e sim com medidas socioeducativas que conscientizem os motororistas.”
Há sete meses, o operador de retífica Anísio Santos foi multado na Avenida Major Pinheiro Fróes por um dos radares móveis. “Estava a 42km e mesmo assim fui multado. A sinalização estava muito atrás de onde ficava o radar. Sem esses radares agora será muito melhor.”
Mesmo diante de muitas insatisfações, o mecânico Fagner de Souza, que mora em Poá e passa de vez em quando pela cidade de Suzano acha que os radares não deveriam ser tirados. “Acho eles bons porque ajudam a evitar acidentes e fazem os motoristas respeitarem a velocidade limite das vias”.
Fonte: G1