Prefeitura de Suzano esclarece equívocos em reportagem sobre entrega de armas
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011A Prefeitura de guia Suzano esclarece equívocos na reportagem “110 armas de fogo são entregues ao município neste ano” publicada no Diário de Suzano desta quinta-feira, 22 de dezembro de 2011, na página 4 do caderno Cidade. Um erro grave do texto foi citar que “cerca de 2,5 mil armas brancas foram recolhidas nas escolas municipais da cidade”. Não foram armas brancas (que designam objetos como machados, facas, martelos etc.) e sim armas de brinquedo e/ou jogos violentos, numa campanha para troca por revistas educativas.
A campanha de recolhimento de armas de brinquedo e jogos violentos chama-se “Arma não é Brinquedo”. A reportagem denominou a campanha com o slogan “Menos Arma, Mais Vida”, que diz respeito apenas à Campanha do Desarmamento.
Também esclarecemos que as 110 armas de fogo entregues no município, na Campanha do Desarmamento, não se referem apenas ao ano de 2011, mas a todo o período da ação que começou em novembro de 2010.
Nos anos de 2010 e 2011 foram trocados mais de 1.000 jogos violentos e não mais de 4 mil, como informado na matéria.
A entrega de todas as armas de fogo na Campanha do Desarmamento foi de forma voluntária, e não apenas “na maioria dos casos”, como diz a reportagem.
O balanço das campanhas, mencionado na matéria, foi divulgado durante reunião do Conselho Municipal de Segurança e Defesa Social (Comsedes).
Guia
Outro erro é a informação de que há documentação para entrega de armas disponível no site da Prefeitura. Não há. A orientação é que o cidadão que possui arma de fogo, registrada ou não, pode entregá-la no 32º Batalhão da Polícia Militar (avenida Paulista, 173 – Jardim Monte Cristo).
No entanto, antes de entregar a arma, o interessado deve retirar previamente uma Guia de Tráfego (emitida pelo Ministério da Justiça), diretamente no 32º Batalhão ou pela internet, no endereço www.entreguesuaarma.gov.br . O documento permite e autoriza que a arma seja transportada de sua casa até o posto de entrega sem qualquer implicação criminal.
Já de posse da guia, a arma deve ser descaracterizada, ou seja, desmontada (quando possível) e sem munição. A sugestão é que a arma e as munições sejam embrulhadas separadas, em jornal, e colocadas numa caixa de sapatos, para o transporte até o posto de recolhimento.
Não haverá qualquer tipo de investigação em relação à origem da arma ou ao seu portador.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Prefeitura de Suzano e Sebrae realizam palestra sobre licitação voltada a micro e pequenas empresas
- Fique Sabendo em Suzano incentiva a testagem e prevenção
- Polícia encontra moto que havia sido roubada em Suzano
- Suzano realiza encontro preparatório para IX Conferência Municipal de Assistência Social
- Dom Mauro Morelli fala ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Suzano