Prefeitura de Suzano forma alunos do segundo módulo da oficina de Cinema Digital
sexta-feira, 14 de setembro de 2012A Prefeitura de Suzano, em parceria com a Panamérica Filmes, realizou na noite desta quarta-feira (12/9), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi a formatura dos participantes do segundo módulo da Oficina de Cinema Digital. Além da entrega dos diplomas, foi exibido o filme “Laura em Fúria”, produzido pelos alunos como forma de colocar em prática o conteúdo aprendido no curso.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo, Mauro Vaz, esteve presente na cerimônia representando o prefeito Marcelo Candido. Também prestigiaram os alunos, o diretor de Indústria e Comércio, Adriano Melo, o coordenador de Cinema, Peterson Queiroz, e o representante da Panamérica Filmes, Marcelo Mattos.
“Confesso que até estranhei quando o pessoal da Panamérica Filmes veio até a secretaria de Desenvolvimento propor um projeto para uma oficina de cinema. Eu pensava que eles deviam ir até a cultura, mas hoje eu sou capaz de compreender o pensamento deles. O cinema é um mercado que, cada vez mais, se expande e pode ser a oportunidade que muitas pessoas estavam esperando para trabalhar”, explica Vaz.
O diretor de cinema e um dos idealizadores da Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais (APPA), Peterson Queiroz, foi membro da equipe docente, ministrando aulas de roteiro. A contribuição foi válida devido ao apoio logístico da Secretaria de Cultura, que disponibilizou os equipamentos para a produção do filme.
“Fico muito feliz em ver esse projeto encerrando mais um ciclo. Esperamos que venham outros módulos e outras turmas para dar continuidade na formação desse mercado na nossa cidade. Os filmes produzidos pelos alunos vão percorrer festivais pelo Brasil e pelo mundo, pois são vídeos de qualidade”, exalta Queiroz.
Totalmente gratuita e com duração de 48 horas, a Oficina teve como objetivo fomentar a indústria cinematográfica e aumentar a qualificação da mão de obra como estratégia de complementação da renda. “Queremos formar um novo campo de trabalho para as pessoas e este segmento está crescendo muito nos últimos tempos”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Vaz.
O segundo módulo contemplou informações sobre a atuação no mercado audiovisual, bem como as questões logísticas e as etapas de produção que o rigor cinematográfico exige, com aulas de produção, roteiro, direção, direção de arte, direção de fotografia e captação de áudio.
Fonte: Prefeitura Suzano