Preso serra grades e tenta escapar da cadeia em Suzano
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010O preso Vagner Bonfim da Costa, de 34 anos, tentou fugir da cadeia da Delegacia Central de Suzano na madrugada de ontem. Ele serrou três barras de aço da cela com uma lâmina e chegou a escapar da carceragem, mas foi recapturado. Costa foi preso em flagrante no sábado passado. A polícia ainda não sabe como a ferramenta foi parar dentro da cela. As visitas foram suspensas por tempo indeterminado.
Segundo apurou a reportagem, por volta das 3 horas, o homem aproveitou um momento de distração do carcereiro. Como as barras já estavam cortadas, ele as retirou do lugar e correu até o pátio da delegacia, onde ficam estacionados carros. No entanto, a tentativa de fuga foi frustrada pelo carcereiro, que percebeu a movimentação estranha, notou a grade cortada e correu até o pátio, onde deteve o suspeito.
Costa foi levado novamente para a carceragem, desta vez para uma outra cela. Policiais que estavam de plantão foram até a cadeia e apreenderam uma lâmina, que teria sido usada para cortar as grades. O acusado deveria ser transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) na manhã de ontem. O caso repercutiu na delegacia e a Polícia Civil iniciou uma investigação para saber como o preso conseguiu a lâmina.
Confirmado
Ontem, policiais civis fizeram uma vistoria minuciosa nas três celas da cadeia de Suzano. No entanto, nada foi encontrado dentro das unidades.
A tentativa frustrada de fuga foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, pela Central de Operações da Polícia Militar (Copom) e pela própria Polícia Civil de Suzano.
No entanto, não foi registrado nenhum boletim de ocorrência sobre a tentativa de fuga, mas apenas um termo circunstanciado, quando se trata de um crime de menor potencial ofensivo, segundo a própria polícia.