Rede municipal de Suzano obtém crescimento de 10 por cento no Ideb
terça-feira, 21 de agosto de 2012A rede municipal de ensino de Suzano obteve um crescimento de 10,2% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O município subiu de 4,9 pontos em 2009 para 5,4 em 2011. Com isso, tornou-se a cidade da região com o maior crescimento relativo na avaliação, que é realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade de cada unidade escolar e da rede de ensino.
O Ideb é a soma da nota do município na Prova Brasil, aplicada aos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, e da média de aprovação dos estudantes de cada cidade.
Nos dois últimos anos em que a avaliação foi realizada na rede municipal, Suzano superou as projeções iniciais do MEC para o município, que eram de 4,8 pontos em 2009 e de 5,2 em 2011. O objetivo do ministério com as metas é que o Brasil alcance a nota 6 em 2022, que é correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Para a secretária municipal de Educação, Sônia Kruppa, o bom desempenho da rede municipal de ensino no Ideb é consequência dos investimentos feitos pela Prefeitura de Suzano nos últimos anos. “O motor de qualidade da escola pública são as ações que esta gestão vem fazendo”, afirmou.
Ela cita, em primeiro lugar, a valorização dos profissionais da Educação, que atualmente contam com o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. “Se compararmos o salário inicial dos professores da rede municipal em 2010 ao de 2012, veremos que houve um salto interessante”, disse ela, referindo-se ao aumento de R$ 1.482,54 para R$ 1.993,10 no vencimento dos professores na jornada de 30 horas. Eles ainda recebem auxílio alimentação e, em caso de difícil acesso, há 15% de acréscimo ao salário.
Outro fator destacado por Sônia Kruppa é a formação continuada dos profissionais da Educação, por meio de cursos, palestras e outras atividades promovidas pela Prefeitura, como o Congresso de Educação e o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano. “Este estímulo faz o professor ser sujeito do processo pedagógico”, disse.
O terceiro fator salientado pela secretária é a melhoria na infraestrutura e serviços das unidades escolares, com a reforma e a manutenção permanente das escolas, além da garantia de materiais de papelaria e jogos pedagógicos para uso em sala de aula.
Sônia Kruppa ainda acrescenta como fator que garante a qualidade do ensino na rede municipal a preservação da autonomia nas escolas para a elaboração dos seus currículos. “As escolas públicas podem ser boas sem precisar ter cartilhas ou materiais padronizados. O importante é que o professor tenha compromisso com seus alunos, com a escola e a equipe de trabalho”, explicou.
Para ela, se os investimentos em Educação continuarem a ser feitos nas próximas gestões, a rede municipal de ensino de Suzano avançará cada vez mais rápido no Ideb.
Sônia Kruppa também relativizou a importância da nota do Ideb no dia a dia da escola: “O que se deve ter é uma avaliação institucional, que é muito mais complexa, em que se vê o conjunto de elementos que dão qualidade, e não uma medida pontual. Não se pode pegar uma parte da avaliação e transformá-la em política, pois escola não é prova. A prova é uma ferramenta de construção do conhecimento”.
Fonte: Prefeitura Suzano
If you liked that post, then try these...
- Homem é preso em Suzano pela 51ª vez acusado de furto
- Casal é baleado dentro de carro em Suzano, diz polícia
- Quatro vans são apreendidas em operação, diz prefeitura de Suzano
- Projeto social muda comportamento de jovens do Jardim Leblon, em Suzano
- Jovens do Dança e Saúde levam street dance para a Festa das Nações em Suzano