Saúde realiza oficina para trabalhadores em Suzano
quinta-feira, 20 de outubro de 2011Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/10), a Prefeitura da cidade Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará mais uma ação de educação permanente para intensificar o combate à sífilis e à doença congênita. O Dia Nacional de Combate à Sífilis ocorreu em 15 de outubro.
Atividades como as oficinas de atualização dos profissionais de saúde, somadas às intervenções preventivas implementadas na rede pública municipal de saúde, tem por objetivo aprimorar a promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da Sífilis/Sífilis Congênita em Suzano. A medida é caminho importante para o diagnóstico precoce e tratamento, visando a redução da mortalidade materno infantil.
De acordo com a coordenação do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Suzano, será oferecido aos profissionais de saúde (médicos/as e enfermeiros/as) da rede municipal a atualização em manejo clínico da Sifilis/Sífilis Congênita, em três períodos, com a colaboração da médica sanitarista, Ione Akemi Guibu, que trabalha no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids.
Nesta quinta-feira (20/10), das 8h30 às 12h, a oficina de atualização para os profissionais de unidades do distrito Centro será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes (CS-II). No período da tarde, das 13h30 às 17h, o curso será na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vereador Gregório Bonifácio da Silva, dirigido aos profissionais da região de Palmeiras. Já na sexta-feira (21/10), das 8h30 às 12h, será a vez das equipes das unidades do distrito do Boa Vista, que se reunirão na UBSF Jardim São José.
Pacto pela Vida
Reduzir as taxas de transmissão vertical do HIV, da sífilis e da sífilis congênita são importantes para atingir uma das prioridades do Ministério da Saúde, expressa no Pacto pela Vida, a queda da mortalidade materno infantil.
Além da transmissão vertical (de mãe para filho), a sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra nas relações sexuais sem proteção com alguém infectado e por transfusão de sangue contaminado.
Em Suzano, a gestão municipal vem investindo numa série de medidas que vão ao encontro desse objetivo. Ampliou os locais de acesso a preservativos para a população, elevou a oferta de exames para o diagnóstico precoce (campanhas, garantia no acesso, investimento no laboratório municipal), tem mantido um constante diálogo com a maternidade, o monitoramento das notificações e referenciando serviços em horário estendido para permitir aos parceiros sexuais o tratamento e acompanhamento.
Impactos das ações
A combinação dessas ações, que atingem população e trabalhadores, vêm resultando numa redução de casos de sífilis congênita na cidade de Suzano. Entre os anos de 2007 e 2010 houve uma queda superior a 33,4%
Enquanto os anos de 2007 e 2008 indicaram uma situação estável de seis casos. Em 2009, a taxa caiu para 4 casos e no ano passado houve nova redução, de 50%, com o registro de dois casos, demonstrando a melhoria na assistência pré-natal.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Suzano: usina de resíduos será votada semana que vem
- Feirantes de Suzano recebem treinamento sobre manipulação de alimentos
- Suzano volta a recolher armas de fogo por meio da Campanha do Desarmamento
- Prefeitura de Suzano e Tigre oferecem 200 vagas para curso de encanador
- Suzano inicia Semana de Educação no Trânsito