Semana de Enfermagem da UBC prossegue até sexta em Suzano
quarta-feira, 9 de maio de 2012O prefeito Marcelo Candido ministrou, na noite de segunda-feira (7/5), uma aula para cerca de 200 alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Braz Cubas (UBC), durante a abertura da IX Semana de Enfermagem, que reúne uma extensa programação de debates e palestras até sexta-feira (11/5).
A convite dos organizadores, o prefeito de Suzano falou sobre o papel do profissional de enfermagem no sistema público. Candido explorou a complexidade do Sistema Único de Saúde ante às diversidades de um país de dimensão continental como o Brasil.
Ele também exaltou a singularidade do modelo no mundo, que se propõe a garantir saúde como direito universal. “No Japão, só recebe atendimento quem paga pela saúde. Nos Estados Unidos, ao chamar para o Estado a responsabilidade do acesso da população à saúde, o presidente Obama sofreu uma verdadeira grita do Congresso. O Brasil é o único país que supõe a universalidade desse direito, que ainda não é pleno por sofrer fortes pressões de setores que defendem a saúde como um negócio”, disse o prefeito de Suzano, ao lembrar que até mesmo pessoas que possuem convênio particular são atendidas pelo SUS.
O prefeito também valorizou a Unidade Básica de Saúde como ordenadora do sistema e do profissional de enfermagem para mudar a cultura centrada no médico ainda presente na sociedade. “Quem faz saúde não é apenas o médico, mas toda a equipe da atenção básica. Saúde se faz em casa também”, salientou, ao falar do papel educativo que assume cada profissional do sistema público.
Ao enfatizar a participação destes profissionais para o avanço da prevenção e promoção de saúde, Candido falou sobre a adesão de Suzano em 2005 à Estratégia Saúde da Família, implementada a partir dos extremos do município, paralelamente à expansão da rede de atenção básica e a construção de uma rede complementar.
Candido também abordou desafios no município, como a falta de leitos públicos, e citou algumas das respostas que o setor público deu à crise do setor privado, como a decisão de intervir na Santa Casa de Suzano em 2009, o fechamento de dois hospitais privados em 2010 (que elevaram em 25% a demanda do Pronto-socorro Municipal) e o arrendamento, pela Santa Casa, do prédio de um dos serviços fechados. “Sou radicalmente favorável ao aumento do financiamento do SUS para melhorar a qualidade. No entanto, é preciso que recurso público seja direcionado para o público”, frisou.
Na opinião de Nereida Lozano, secretária de Saúde de Salesópolis, que também integrou a mesa, a saúde de Suzano se tornou uma marca da gestão.
A prioridade ao modelo preventivo, presente na fala do gestor, chamou a atenção de alunos e professores da Faculdade de Enfermagem.
“A formação acadêmica está mudando. Está hoje baseada na prevenção”, disse a professora Sheila Tosta, ao elogiar a aula do prefeito de Suzano. Tosta também salientou a importância dos graduandos se politizarem para mudar o perfil do SUS, “por serem parte dele”.
Parabenizado por docentes e graduandos, Candido entregou alguns exemplares do Caderno do SUS, publicação que resgata a organização do sistema de saúde na cidade, e recebeu o convite para participar de novos eventos.
O evento da Semana de Enfermagem, coordenada pela professora Maria Helena Barreto, reuniu na noite de segunda-feira (7/5) a vereadora de Salesópolis Deise Correa Duque, o professor Marcelo Chanes e o graduando Bruno Cezar de Santana, representante do grupo de alunos que ajudou a organizar a programação.
Fonte: Prefeitura Suzano