Suzano: Campanha de vacinação contra a gripe incluirá dose contra H1N1
quinta-feira, 7 de abril de 2011A campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, incluirá a proteção contra o vírus H1N1, também conhecida como Influenza A ou vulgarmente chamada de gripe suína. A dose trivalente (dois tipos de vírus A e um B) será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs) da cidade Suzano a aproximadamente 40 mil pessoas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (Viep) foram solicitadas 45 mil doses da vacina trivalente. O número estima a população-alvo da campanha: 20.763 para pessoas idosas a partir dos 60 anos, 9.028 para crianças menores de dois anos, mais de 4 mil para gestantes e 1.130 para os trabalhadores de serviços de saúde.
Por conta da pandemia de H1N1 registrada em 2009, o Ministério da Saúde desencadeou uma grande campanha de vacinação contra a doença, separada por faixa etária, entre março e julho do ano passado.
Apesar do período coincidir com outras campanhas vacinais, o que demandou mais empenho por parte das equipes dos serviços básicos de Suzano para esclarecer a população e proporcionar a maior cobertura na cidade, o esforço compensou.
O município imunizou 153.978 pessoas contra o vírus da gripe pandêmica H1N1, além de ter atingido mais de 97% do número de crianças na campanha da poliomielite. Não foi registrado nenhum caso da doença até agora.
A secretária de Saúde de Suzano, Célia Bortoletto, espera repetir o sucesso da campanha, para isso recomenda que a população-alvo compareça à unidade básica de saúde mais próxima de onde mora para receber a dose trivalente, que protege contra a gripe e a Influenza A, no período de 25 de abril a 13 de maio. “O melhor remédio é a prevenção”, reiterou.
No Estado de São Paulo, o número de casos de Doença Respiratória Aguda Grave (Influenza A) caiu de 12.002 em 2009, para 578 no ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte: Secom Suzano