Suzano destaca trabalho do Fundo Social na abertura do 1º Festival de Patchwork
quarta-feira, 10 de agosto de 2011O prefeito da cidade Suzano, Marcelo Candido, destacou o trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss) da Prefeitura na abertura do 1º Festival de Patchwork, na noite de segunda-feira (8/8). O evento, que segue até sábado (13/8) no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, é resultado da mudança de atuação do órgão municipal, que desde 2005 busca a autonomia das pessoas em situação de vulnerabilidade ou exclusão social no município, por meio de iniciativas como oficinas de geração de renda e a parceria com entidades socioassistenciais.
Candido lembrou que, no início de sua primeira gestão, em 2005, a proposta do Fuss foi a de organizar um sistema que envolvesse as pessoas em torno da solidariedade, mas que não se encerrasse em campanhas, como ocorria no passado. “As ações eram nobres, mas não mudavam a realidade, pois criavam um certo grau de dependência”, explicou.
Foi a partir daí que surgiu, dentro da Campanha do Agasalho, o Concurso Colcha de Retalhos, que este ano chegou à sua sétima edição e que conta com a inscrição de trabalhos de grupos, entidades e associações, como forma de valorizar o trabalho coletivo em torno da solidariedade. Do concurso, surgiu o Leilão Colcha de Retalhos, em que os trabalhos inscritos no concurso passaram a ser vendidos por meio de lances e o dinheiro arrecadado, revertido para as entidades socioassistenciais. Em 2007, nasceu o Projeto Oficina Colcha de Retalhos, oficina de geração de renda que ensina a confecção de produtos em patchwork e que já formou mais de 1.500 pessoas no município. Todas as ações estão, a partir deste ano, incorporadas ao Festival de Patchwork.
“As pessoas acabaram se engajando”, resumiu o prefeito. “Isso mostra a capacidade que as pessoas têm de se organizar e a grandeza do trabalho coletivo”, completou.
Ele ainda salientou que esta forma de trabalho do Fuss garante que quem é beneficiado tenha condições de sair da situação de exclusão. “Como gestores públicos, não estamos aqui para fazer o bem e encerrar o gesto nele mesmo. Buscamos valorizar o ser humano, colocando quem é atendido no centro de nossas atenções”, afirmou.
A primeira-dama e presidente do Fuss, Brenda Candido, falou que o Festival de Patchwork mostra um novo ciclo no município, a partir de um trabalho iniciado há seis anos e meio pelo órgão. Ela destacou que o Concurso Colcha de Retalhos e o Projeto Oficina Colcha de Retalhos acabaram por fazer com que Suzano se tornasse um polo de patchwork, que traz reflexos inclusive na economia da cidade. “Há pessoas que passaram pelas oficinas e hoje vendem seus trabalhos, que não deixam nada a desejar aos grandes mestres do patchwork”, disse.
Na abertura do evento, houve a entrega simbólica de certificados às mais de 400 pessoas que participaram da 5ª edição do Projeto Oficina Colcha de Retalhos, realizado entre os meses de junho e julho. A esposa do vice-prefeito e secretário de Governo Walter Bio, Isaura Sakon Bio, também participou da entrega de certificados junto com o prefeito e a primeira-dama do município.
O 1º Festival de Patchwork segue até 13 de agosto no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, com entrada gratuita. O evento conta com exposição de trabalhos de grandes lojistas do ramo, como Fernando Maluhy e Country Craft Studio, e também de comerciantes da cidade. Há ainda workshops, música ao vivo e um bistrô (confira programação abaixo).
O Festival de Patchwork de Suzano também conta com a parceria da Universal Cortinas, MN Center, Mariarteira, Fruto Armarinhos e Artesanato, Patchworkeiras by Suzano, Vidinha Cor de Rosa e Atelier Jéssica Cobra.
1º Festival de Patchwork
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: rua Benjamin Constant, 682 – Centro
Entrada gratuita
Programação
Até sábado (13/8), das 15h às 21h
– Exposição de Colchas de Retalhos
– Exposição e comércio de produtos de Suzano, com Universal Cortinas, MN Center, MariArteira, Fruto Armarinhos e Artesanato, Patchworkeiras by Suzano, Atelier Jéssica Cobra e Vidinha Cor de Rosa
– Comércio de produtos de São Paulo, com Country Craft Studio e Fernando Maluhy
– Bistrô, caldos e bebidas
– Apresentação musical (às 19h até 12/8 e às 14h no dia 13/8)
Quarta-feira (11/8)
16h: workshop MN Center (vagas limitadas)
Quinta-feira (12/8)
16h: workshop – Eliana Zerbinatti (vagas limitadas)
17h30: entrega da premiação dos vencedores do Concurso Colcha de Retalhos
Sexta-feira (13/8)
15h: workshop – Jô Osti Benvenutti (vagas limitadas)
17h: Leilão Colcha de Retalhos
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Trecho leste do rodoanel começa mês que vem; trajeto passará por Suzano
- Últimos dias para visitar a exposição Ecoarte em Suzano
- Suzano comemora o Dia Internacional da Mulher com Concurso de Fotografias
- Prefeitura abre inscrições para seleção de projetos esportivos em Suzano
- Preso do CDP de Suzano é pego com droga na cueca