Suzano: Galpão das Artes recebe espetáculos gratuitos em homenagem a Nelson Rodrigues
sexta-feira, 20 de julho de 2012A agenda de espetáculos “Pouco Amor não é Amor”, do Teatro da Neura, em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, será totalmente gratuita. A programação ocorrerá no Galpão das Artes e começa nesta sexta-feira (20/7), às 20h, com a leitura dramática de Anti-Nelson Rodrigues, dirigida por Amabile Luz.
Em Anti-Nelson Rodrigues, o autor faz uma autocrítica bem humorada à forma trágica com que o próprio dramaturgo escrevia seus contos e peças. Na história, o mulherengo Oswaldinho se interessa pela simples e casta Joice, começando assim um flerte com um desfecho nada comum nas obras do autor. Será uma leitura dramática incomum, como já é de praxe nas leituras do grupo, e será o primeiro trabalho da atriz e cenógrafa Amabile Luz à frente da direção.
A agenda segue aos finais de semana até o dia 12 de agosto, centenário do nascimento do escritor. O grupo também trará de volta o espetáculo A serpente, montagem em repertório desde 2006, e estreará a peça O Buraco da Fechadura, ambos com a direção de Fernandes Jr.
Nelson Rodrigues exibe um olhar irônico e satírico genial sobre um país e uma sociedade em transformação vertiginosa. Nas 17 peças que escreveu ao longo de sua carreira, ele inaugurou e consolidou o modernismo no teatro Nacional. Pernambucano de nascimento e carioca de coração, Nelson despiu a sociedade mostrando toda obsessão, moral e hipocrisia.
“Montar Nelson é um privilégio de poucos. Há uma grande responsabilidade em levá-lo para cena. O Teatro da Neura vem se apropriando, no decorrer da sua trajetória, de todo esse universo e experimentando formas e visões de apresentarmos ao nosso publico uma dramaturgia tão intensa e verdadeira como a dele. Não digo que descobrimos a formula certa de se ‘fazer Nelson’, mas descobrimos a nossa. É para isso que serve um teatro de grupo em pesquisa”, afirma Antônio Nicodemo, que divide a dramaturgia do grupo e a adaptação de O Buraco da Fechadura com Tuane Vieira, também atriz do grupo.
“Estamos em atividade desde 2004. Nelson é enraizado dentro do Neura, com seu cigarro, seu café e sua tuberculose”, completa Nicodemo.
Aos sábados e, a partir da próxima semana, também as sextas, o público poderá conferir o espetáculo inédito do grupo “O Buraco da Fechadura”. Os dramaturgos Antônio Nicodemo e Tuane Vieira organizaram trechos de peças de Nelson, como O Beijo no Asfalto, Senhora dos Afogados, Álbum de Família e Mulher Sem Pecado, entre outras, e juntaram com textos autorais e contos, dando origem a essa nova peça.
O universo futebolístico, ao qual Nelson Rodrigues e toda a sua família eram intimamente ligados, é usado para dar o pano de fundo a todas essas histórias, trazendo à tona a obsessão, a paixão, a possessão e o humor presentes na obra do artista.
Aos domingos, o grupo retoma um grande clássico: A Serpente, última peça escrita pelo dramaturgo antes da sua morte, montada pelo Teatro da Neura em 2007 e que é uma unanimidade entre o público que admira o trabalho do grupo. “Sempre é especial. Quando apresentamos, sempre tem aquela pessoa que se emociona, que se identifica, que sente toda a paixão contida na história”, diz Fernandes Jr., diretor do grupo.
“Sempre tem aquele que já viu e leva alguém que não tinha visto antes. É sempre muito emocionante, para o público e para nós”, completa.
O espetáculo é sobre a história de duas irmãs, Guida e Lígia, que após o casamento vão morar juntas, com seus respectivos maridos, Paulo e Décio. Mas após um ano, Lígia não é feliz e Guida oferece algo que vai mudar a história dessa família.
Programação Completa:
“POUCO AMOR NÃO É AMOR – UMA HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE NELSON RODRIGUES”
20/7 – 20h
“Anti-Nelson Rodrigues”, de Nelson Rodrigues
Direção: Amabile Luz
Elenco: André Antero, Antônio Nicodemo, Carlos Rei, Cibele Zuchi, Fernanda Gomes, Fernandes Jr., Ligia Berber e Tuane Vieira
Figurino e cenografia: Patricia Faria
Técnica: Pedro Henrique Bristow
GRATUITO
21, 27, 28/7 e 3, 4, 10 e 11/8 – 20h
“O Buraco da Fechadura”, de Nelson Rodrigues
Direção: Fernandes Jr.
Adaptação: Antônio Nicodemo e Tuane Vieira
Elenco: Amabile Luz, André Antero, Antônio Nicodemo, Fernanda Gomes, Pedro Henrique Bristow, Tai Montana e Tuane Vieira
Figurino e cenografia: Amabile Luz
GRATUITO
22, 29/7, 5 e 12/8 – 20h
“A Serpente”, de Nelson Rodrigues
Direção: Fernandes Jr.
Elenco: Antônio Nicodemo, Cibele Zuchi, Fernandes Junior, Ligia Berber e Tuane Vieira
Figurino: Amabile Luz
Cenografia: Cind Octaviano
GRATUITO
Local: Galpão das Artes (rua 9 de Julho, 267 – Centro)
Mais informações: 9500-6975/4759-4865
Fonte: Prefeitura Suzano
If you liked that post, then try these...
- Suzano: Seminário sobre discriminação de gênero encerra 7ª Semana da Mulher
- Parceria garantirá construção de Plano Municipal de Turismo em Suzano
- Suzano realiza exposições nos centros culturais
- Salão Internacional do Livro recebe famosos hoje
- Suzano participa nesta terça-feira do Fórum Estadual de Tuberculose