Suzano inicia manutenção de passarelas
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011A Prefeitura de Suzano iniciou nesta erça-feira (22/2) a manutenção das passarelas do canal da avenida Albert Fink, no Parque Maria Helena. A ação é parte do pacote de serviços realizados no bairro desde dezembro, que inclui medidas antienchentes como a limpeza de bocas-de-lobo e retirada de lixo e entulho em áreas públicas, a exemplo da Praça Dez.
O serviço nas passarelas começou com a construção de uma mureta com guarda-corpo na ponte próxima à rua Thimóteo Umbriaco. Também nesta terça, a Prefeitura deu continuidade à limpeza das margens da vala de drenagem da Albert Fink.
Desde o dia 15 de dezembro de 2010, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos já retirou mais de 1,2 tonelada de lixo e entulho de áreas públicas do Parque Maria Helena e Vila Maluf e limpou mais de 150 bocas-de-lobo.
O trabalho inclui capinação, recomposição de paralelepípedos e de tampas de bocas-de-lobo, manutenção de caixa de captação de água, levantamento dos pontos com lâmpadas queimadas (para encaminhamento à concessionária) e poda de árvores, entre outros.
Na semana passada, o prefeito Marcelo Candido apresentou a moradores do Parque Maria Helena três projetos de infraestrutura para amenizar o problema das enchentes no local. A idéia é executar obras que garantam resultados mais rápidos, enquanto o município busca recursos para o plano que daria solução definitiva: o redirecionamento do curso do canal da Albert Fink, próximo ao encontro com o rio Tietê (serviço estimado em até R$ 31 milhões).
Os três projetos são a desobstrução dos canais das ruas Adhemar Pereira de Barros e São Vicente de Paulo; recuperação (alteamento) dos sarjetões em cruzamentos da rua Adhemar Pereira de Barros, onde ocorrem empoçamentos localizados, e reabertura de um antigo canal para drenagem de água, nas proximidades com o Centro de Detenção Provisória (CDP), desativado com a construção da unidade prisional, no início da década passada, o que causa enchentes na rua Isaura Tavares Paiva e arredores.
As duas primeiras obras estão previstas para começar em março. Já a reabertura do canal não tem previsão por depender de licenciamento ambiental.
Fonte: Prefeitura de Suzano