Suzano: Maestro João Carlos Martins e Filarmônica Bachiana emocionam público no Armando de Ré
terça-feira, 16 de outubro de 2012Sob a regência do renomado maestro João Carlos Martins, a Orquestra Filarmônica Bachiana do Serviço Social da Indústria (Sesi) e os alunos do projeto “A Música Venceu!”, realizado pela Fundação Bachiana Filarmônica na Escola Estadual Professora Jussara Feitosa Domschke, emocionaram o público presente no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré na noite de quarta (10/10). O evento teve o apoio da Prefeitura de Suzano.
O projeto “A música venceu” é patrocinado pela empresa Clariant. “Se todas as empresas do Brasil fizessem como a Clariant, o país, certamente, estaria em outros patamares”, disse o músico, que também agradeceu pelo apoio dado pela Prefeitura, que cedeu o teatro para a realização do concerto, pelo terceiro ano consecutivo.
O espetáculo foi aberto pela orquestra de cordas dos alunos do projeto. Logo, somaram-se os instrumentos de percussão e na seqüência, o coral, que entoou “Minha Canção”, de Chico Buarque. “Doce a música. Silenciosa. Larga o meu peito, solta-se no espaço”, dizia a letra, que serviu como prenúncio das melodias que estavam por vir.
A apresentação da escola terminou com “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Quando João Carlos Martins se apresentou no palco, foi aplaudido de pé pelo público que lotava o espaço.
O maestro fez questão de incentivar os jovens músicos a continuarem os estudos para chegarem ao nível profissional da Filarmônica, que representará o país cinco vezes em Nova York, nos Estados Unidos. “Esses músicos de hoje serão vocês no amanhã”, disse.
O repertório seguiu a história da música, passando pelo barroco de Johann Sebastian Bach, pelo minueto de Luigi Boccherini, pelas danças húngaras, pelo balé russo de Tchaikovsky, pelo reg do norte-americano de Brubeck; até chegar ao samba de Matheus Araújo, inspirado em “A Música Venceu”, enredo campeão do Carnaval de São Paulo em 2011.
O ponto alto da noite foi o momento em que o maestro deixou de lado a regência para reviver um breve instante como pianista, tocando a música que ouviu no dia em que recebeu a notícia de que teria abandonar o instrumento, em 2008. “Cada vez que a gente aperta uma tecla, é porque colocamos a nossa alma e o nosso coração. É esse o exemplo que quero deixar para as futuras gerações”, disse.
Ao final da noite, ele regeu a plateia, que fazia coro para a música “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. “Tenho certeza que nessa noite foi feito música com muito amor”, finalizou João Carlos Martins.
Fonte: Prefeitura Suzano