Suzano: Meio Ambiente e Segurança definem prioridades regionais
segunda-feira, 12 de março de 2012Na manhã desta sexta-feira (9/3), representantes das cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram na Ilha Marabá, na cidade Mogi das Cruzes, para finalizar as propostas sobre Meio Ambiente que comporão a Agenda Metropolitana da região a ser apresentada ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos no próximo dia 30 de março.
A criação de um sistema de conservação dos recursos naturais foi uma das pautas discutidas. Segundo a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Michele de Sá Vieira, as áreas relativas ao meio ambiente foram construídas sem um planejamento, comprometendo os recursos naturais. “A ideia é a valorização de todos os territórios por meio de um plano regional”, ressalta.
Além disso, os representantes das cidades da região definiram, dentre outras reivindicações, o desassoreamento de rios e córregos nos municípios do Alto Tietê, a ampliação e criação de um núcleo ambiental no Parque Utaberaba, bem como a criação de uma Universidade Livre do Meio Ambiente, com um centro de referência de gestão ambiental.
Segurança
Já as questões relativas à área de segurança foram discutidas em reunião realizada na última quarta-feira (7/3) em Poá e o consenso foi entorno do monitoramento. A proposta é de que todas as cidades do Alto Tietê tenham uma rede de câmeras de monitoramento, mas que também haja uma central regional que cruze as informações entre os demais municípios, facilitando e tornando mais eficaz as ações em que as forças de segurança de uma cidade precisem perseguir suspeitos de cometer crimes.
O secretário interino de Defesa Social e Prevenção à Violência de Suzano, Élio Polidoro dos Santos, afirma que o trabalho integrado é o que a região precisa. “Tem que haver comunicação entre os municípios para que as ações sejam efetivas, senão vamos apenas mandar a sujeira para baixo do tapete do vizinho”.
Entre outras propostas que surgiram na reunião também está a aquisição de viaturas, bases móveis e investimento em educação. Foi frisado também que além das ações cotidianas, é importante trabalhar a questão preventiva, em especial, com as crianças e os adolescentes que frequentam as escolas municipais e estaduais do Alto Tietê.
Fonte: Prefeitura de Suzano
If you liked that post, then try these...
- Após 3h, ladrões libertam funcionários feitos reféns em supermercado de Suzano
- Feirantes de Suzano recebem treinamento sobre manipulação de alimentos
- Seletiva de ginástica rítmica será hoje em Suzano
- Saúde de Suzano abre novo processo seletivo para contratação de médicos
- Depois de perseguição, rapaz é detido com moto roubada em Suzano