Suzano realizou mutirão de catarata
quarta-feira, 12 de junho de 2013Idosos que participaram da segunda edição do Mutirão de Catarata, promovido pela Secretaria de Saúde na cidade Suzano em parceria com a Santa Casa de Misericórdia ocorrido no último sábado, dia 8, elogiaram o tratamento recebido e a qualidade da cirurgia realizada. A catarata é uma lesão típica de idosos que ocasiona a dificuldade de enxergar com nitidez, tornando a visão amarelada.
O aposentado Valdir dos Santos, 76 anos, estava acompanhado da esposa, Maria José Lopes, 66 anos, para a operação na segunda vista. “Ele está ansioso para renovar a carteira de habilitação para poder dirigir”, comentou ela. “Vou fazer a vista direita agora. Fomos muito bem atendidos e foi tudo muito rápido”, disse ele, que esperou apenas dois meses para passar pela intervenção.
A pensionista Carmiraci Alves da Silva, 62 anos, quer comemorar o sucesso da primeira cirurgia fazendo a operação no segundo olho. “O atendimento é nota 10. Minha cirurgia foi ótima e espero que esta também seja”, contou. O primeiro procedimento aconteceu há três meses e assim que se recuperou, foi encaminhada para fazer o outro olho.
Segundo o oftalmologista responsável pelo Mutirão, Paulo Roberto Setokuchi, a estimativa é de que 50% dos idosos possuam a catarata. Aqui em Suzano, estima-se que haja 10 mil pessoas acima de 65 anos que precisam dessa cirurgia para enxergar melhor. “Não são todas as pessoas que têm catarata que procuram auxílio médico, mas das que procuram, não são todos que necessitam da cirurgia”, explicou o especialista.
A campanha
A previsão da Secretaria da Saúde é de que, até o final deste ano, sejam operadas mais de 400 pessoas da cidade Suzano. A primeira edição do Mutirão foi feita no mês de maio, com 110 cirurgias realizadas em pessoas que aguardavam de seis meses a um ano na fila de espera. Pouco mais de 220 pacientes aguardavam na fila quando a administração Paulo Tokuzumi assumiu o governo.
O Mutirão está sendo realizado graças uma parceria com o governo do Estado, que enviou o ano passado, R$ 246,7 mil para esses procedimentos. Até o mês de dezembro, deverão ser operadas de 50 a 60 pessoas de Suzano por mês.
Fonte: Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)
If you liked that post, then try these...
- Polícia Militar apreende entorpecentes em Suzano
- Famílias de baixa renda de Suzano terão acesso facilitado a moradias com mais qualidade técnica
- Atleta de Suzano conquista vaga na Seleção Brasileira de Tae kwon do
- Prefeitura de Suzano e Tigre oferecem 200 vagas para curso de encanador
- Suzano reafirma compromisso de reduzir casos de HIV e Aids e adota novas estratégias