Suzano solicita em média 20 mil CNH”s por ano, aponta Detran
quinta-feira, 10 de novembro de 2011Guia de Suzano é a segunda cidade do Alto Tietê que mais solicita Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com quase 17 mil solicitações registradas só nos nove primeiros meses de 2011 (a expectativa é que feche o ano com 20 mil pedidos). O município está baixo somente de Mogi das Cruzes, com aproximadamente 28 mil emissões por ano. Os dados do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran) englobam serviços como primeira habilitação, definitiva, renovação, transferência e segunda via.
Embora a procura pela primeira habilitação no final do ano seja maior devido ao 13º salário, não há uma estatística interna do Detran que indique um aumento expressivo de candidatos na cidade. Só em outubro deste ano, foram realizados exatamente 550 exames teóricos e 815 práticos em Suzano, porém reprovações conflitam com esses números, considerando que o mesmo candidato que faz o exame uma vez e é reprovado tem o direito de fazer novamente.
O estudante Giovani dos Santos diz que o excesso de exames dificulta o processo de emissão. “São muitas pessoas que fazem ao mesmo tempo as aulas e exames. Logo o agendamento é muito falho, eu estou quase há um ano tirando minha habilitação”, finaliza.
Por conta da maior demanda no final do ano, examinadores, professores e agentes do Detran irão desenvolver seus trabalhos no período de recesso normalmente.
O taxista José Simão descreve o número apresentado como preocupante. “Acho que tem que haver um controle maior nessas emissões. A frota de carros em Suzano também aumenta a cada dia e isso prejudica muito quem depende das vias urbanas para trabalhar”, salienta. Simão finaliza ainda dizendo que Suzano não está preparada para a quantidade de veículos que detêm.
A cidade conta com aproximadamente 15 autoescolas regularizadas no departamento de trânsito e como todo ano terão em sua grade um recesso cujo período ainda não estipulado.
Fonte: Diário de Suzano